Minha experiência no comissionamento de um dos maiores Complexos Fotovoltaicos da América Latina
Durante a minha jornada no setor de energias renováveis, o processo que mais despertou o meu interesse dentro das etapas de implantação de um sistema de geração de energia fotovoltaica foi certamente o comissionamento.
"Processo responsável por assegurar que os sistemas componentes de uma instalação estejam projetados, instalados, testados, operados e mantidos de acordo com as necessidades e requisitos operacionais previstos normativamente."
Quais os testes realizados e sistemas contemplados?
Para termos uma visão sistêmica do processo de comissionamento, compartilho abaixo uma planilha editável contendo os principais testes realizados estratificados por sistemas dentro de uma usina de geração de energia fotovoltaica.
Link de acesso: overview de atividades do comissionamento
Agora que conhecemos o conjunto de técnicas e procedimentos para verificar, inspecionar e testar cada componente e/ou sistema do empreendimento, vamos iniciar uma viajem pelo Complexo Fotovoltaico onde foram aplicadas.
Características do Complexo Fotovoltaico
Com 22 Usinas Fotovoltaicas (30,5 MW / usina) distribuídas em 22 km de perímetro, onde a potência instalada CC é aproximadamente 837 MWp, com potência instalada no SIN de 671 MW, um verdadeiro gigante no sertão baiano implantado em fase única.
Em se tratando de equipamentos, são 110 eletrocentros, 3080 string inverters e 39.500 strings distribuídas por 19.700 trackers, onde estão assim alocados 1.400,000 módulos fotovoltaicos bifaciais que possuem a tecnologia half cell. Toda energia gerada por este sistema é transmitida internamente ao complexo através de uma rede aérea de média tensão (34.5 kV) conectada a uma subestação coletora elevadora (500 kV).
Atuação e desafios em um empreendimento desta magnitude
Como integrante do time da Engenharia do Proprietário, especificamente na disciplina de elétrica e comissionamento, minha rotina era composta de análises de procedimentos e fiscalização da execução das atividades realizadas pelas equipes multidisciplinares em campo.
Recomendados pelo LinkedIn
Durante o período de comissionamento é natural que diversas das atividades ocorram de forma simultânea, o que envolve várias equipes que podem ser da mesma empresa ou até de empresas distintas, que nesse caso estarão distribuídas por 22 km de perímetro tornando assim o acompanhamento das atividades um desafio a parte para a fiscalização. Para complementar as informações contidas no planejamento semanal e trabalhar os replanejamentos necessários realizando os alinhamentos necessários junto às equipes envolvidas são realizadas reuniões diárias ao início do expediente (check-in) para que sejam compiladas as informações de quais atividades serão desenvolvidas por cada equipe e os locais onde irão atuar, e ao final do dia (checkout) para que seja verificado se todas as atividades relatadas na reunião de check-in foram realizadas, se houveram dificuldades, se há sugestão de melhorias e/ou se necessitam de replanejamento.
Nem só em campo são realizadas as atividades, um exemplo de teste conduzido em ambiente interno é o ensaio de eletroluminescência, que tem como objetivo identificar microfissuras e danos nas células que não são possíveis verificar a olho nu e podem impactar no desempenho do módulo fotovoltaico, de modo que a sua realização requer um local livre de iluminação, sendo normalmente realizado em container e/ou sala fechada. Tendo em vista que temos +1.400.000 módulos fotovoltaicos e o ensaio deve ser realizado em um percentual mínimo desta totalidade, imagina o desafio que é cumprir esse cronograma.
Para entender um pouco mais sobre esse ensaio só dar uma lida no procedimento executivo compartilhado no link abaixo.
link de acesso: Roteiro executivo para ensaio de eletroluminescência
Um dos desafios mais interessantes durante este processo de comissionamento foi certamente a utilização de banco de cargas na energização da Rede de Média Tensão para a viabilização do startup e teste com carga do sistema de geração. A utilização do banco de cargas é adotada em empreendimentos onde a energização da subestação e/ou Rede de Média Tensão - RMT ainda não foram executadas, o banco de cargas é responsável por simular o GRID (rede de distribuição de eletricidade), conheça um pouco mais desse processo acessando o link abaixo:
Link de acesso: banco de cargas
Todo esse processo "finaliza" com o som preferido dos comissionadores, que é o som do transformador sendo energizado, ah meus amigos... é aquele sentimento de dever cumprido em ver o sistema operando, assim como é igualmente frustrante quando não acompanhamos este momento, porém devemos ressaltar que não finda ai, ainda tem os testes de termografia dos módulos fotovoltacios, dentre outras atividades para assim fechar com chave de ouro o processo de comissionamento.
ELETROTÉCNICO-ELETRICISTA FORÇA E CONTROLE, COMISSIONAMENTO E O&M SOLAR.
1 aQue show Clebson, também fiz parte desse projeto,na montagem e comissionamento.
Project Manager | Contract Manager | Renewable Energy | Equans | Bouygues Group
1 aTu és fera!! 👏🏻👏🏻
CEO | Diretora Executiva de Parcerias | Especialista em Energias Renováveis | Palestrante | Gestão Comercial | Gestão de negócios | Gestão de Contratos | Recrutamento & Seleção | Hidrogênio & Novas Tecnologias
1 aQue incrível Clebson Alves , você é um grande exemplo de profissional, torço muito por suas conquistas e acredito demais em seu potencial! Parabéns 👏👏👏
SCADA // SaaS // Remote Monitoring of Photovoltaic Plants // Asset Management
1 aSensacional Clebson!!!