Minha história com adoção
Resolvi escrever este texto, pois a adoção é algo que faz parte dos meus sonhos desde sempre e aqueles que acompanham esta jornada que já dura quase 4 anos, questionam por que decidi adotar e por que demora tanto?
A decisão de adotar existe no meu coração desde sempre não sei explicar, durante esta jornada Deus me presenteou com uma filha biológica e a minha relação com ela fortaleceu a minha crença que o vínculo é mais forte que o sangue. A prova disto é que ao longo da vida podemos ter amigos irmãos e irmãos amigos.
O processo de habilitação a adoção é simples e o curso de adoção obrigatório, tem o objetivo de esclarecer a entrega necessária quando se tem um filho, pois a fantasia de ter um filho é bem diferente da realidade independente do meio.
O processo demorado é o que se refere a destituição do poder familiar. Poucas crianças estão disponíveis para adoção por vários motivos como por exemplo: família mantém o vínculo com a criança no abrigo, justiça com poucos profissionais dedicados, a prioridade é reintegrar a criança a família de origem e o mais agravante é a sociedade que ainda julga as famílias que conscientemente entregam crianças para adoção.
Uma mãe que carrega seus filhos pelas ruas é uma heroína, porém quando decide entregar seu filho para adoção ela é duramente julgada bem como os demais familiares. Você pode contribuir com este processo fazendo empatia e respeitando a história destas famílias, este novo olhar pode mudar a vida de muitas pessoas.
Como adotante é preciso focar no que você está disposto a mudar para viver este sonho, como ter um perfil compatível com a realidade das crianças abrigadas e muita fé de que a sua vez vai chegar. Todos os dias quando acordo eu penso que é menos um dia a espera de viver este sonho e este pensamento mantém a minha fé.
Texto publicado no meu blog www.inspirandogente.com.br em 19 maio, 2016 às 12:40 #resiliencia #fé #quemesperasemprealcança