Sirvo pra que?
Em algum momento da vida nós sempre temos oportunidades de olhar para trás, analisar nossas estradas já percorridas e sonhar para frente. É muito bom! Fazendo com parcimônia (para não virar uma sessão infinita de olhar pra trás, olhar pra frente e não sair do lugar), eu super recomendo.
Num processo de mentoria que estou percorrendo, recebi algumas perguntas para foram muito bacanas, e que você também pode exercitar por ai.
1) o que valorizo na vida e no trabalho; quais paixões me movem?
2) reconhecendo minhas habilidade e talentos, como sirvo aos outros e ao mercado?
3) quanto ao legado que desejo deixar, como minhas ações podem enriquecer, moldar ou elevar pessoas a minha volta?
4) Faça uma declaração
Achei muito poderoso o exercício. Especialmente nesses aspectos de como sirvo, como deixo pessoas, empresas e (por quê não) comunidades melhores.
Vou agora dividir uma parte do tanto de coisas que vieram à minha cabeça. Certamente estamos sempre em mutação e desenvolvimento, mas declarar algumas coisas publicamente serve para darmos mais peso às nossas decisões.
Abrindo o jogo, vamos às minhas reflexões:
1) o que valorizo na vida e no trabalho; quais paixões me movem?
Seja como executivo, conselheiro, escritor ou parceiro de projeto, eu valorizo tempo produtivo, sem desperdícios;
Valorizo compromissos honrados, conexões reais com pessoas inteligentes e preparadas, e especialmente a confiança de profissionais e empresas em mim.
Tenho paixão de ver desafios difíceis sendo alcançados COM o time. Dá um prazer especial ver processos e estruturas estabelecidos com minha liderança e participação.
Sou um ótimo articulador. Isso porque, sempre com o mandato para defender o melhor para o negócio, transito com muita facilidade entre grupos, classes e pessoas de pensamentos diferentes, por vezes diagonalmente opostos. Eu gosto das diferenças.
Recomendados pelo LinkedIn
2) reconhecendo minhas habilidade e talentos, como sirvo aos outros e ao mercado?
Sirvo ao mercado e aos outros facilitando entendimento entre as partes, simplificando a mensagem e nutrindo os relacionamentos. Estratégico e observador, uso de organização, responsabilidade e pragmatismo para colocar as coisas em movimento e buscar os resultados que precisamos - ou que queremos.
Considerando uma vida ainda longa pela frente (vamos torcer, vamos cobrar!), minha idéia é seguir vivo, firme e forte na minha jornada de executivo e conselheiro trazendo impacto positivo para minhas organizações e investidas.
3) quanto ao legado que desejo deixar, como minhas ações podem enriquecer, moldar ou elevar pessoas a minha volta?
Esse impacto tem que ser medido pelas pessoas e negócios que se servem da minha presença/atuação. Ganhos reais quantificáveis; crescimento do negócio, redução dos problemas (ou seus impactos), sucesso da empresa em superar o vale da morte; Ou mesmo por ter sido um líder que conduziu o desenvolvimento de habilidades e comportamentais de pares e liderados que inequivocamente assim o reconhecem, tendo se tornado melhores a partir da nossa convivência.
4) Declaro que:
Minha paixão como profissional é unir pessoas em torno de causas grandiosas e avançar na missão! É transformar os desafios da empresa em sucesso através do trabalho em equipe e do desenvolvimento de uma cultura forte;
Como conselheiro, fortaleço negócios dando suporte às decisões, e abro caminhos através da visão estratégica, com respeito, inteligência e forte governança.
Como membro do time, seja liderando, seja operando ou seja discretamente "azeitando as coisas", o prazer está em honrar os compromissos.
Pra fechar
Depois dessas provocações, que foi como se eu tivesse feito um treino forte de ladeira ou saído de uma sauna, é impressionante como vi as coisas com mais cores e nitidez.
#Salvementoria #salvementor
Obrigado Felipe Figueira ! Faz a diferença
A luta continua, #bora!
#negócios #autoconhecimento #mentoria #board360 #gestão #conselheiro
C-Level Executive | Board Member | Mentor | Advisor
8 mUma das coisas que há de mais difícil na vida de todos nós é termos clareza do que valoramos e do que almejamos, aquele fogo interno que nos propulsiona, nos nutre e nos desafia a querer ser pessoas melhores todos os dias. Parabéns pelo artigo mas, principalmente, pela coragem em transitar estas perguntas difíceis. Nas minhas mentorias, conseguir que a pessoa tenha clareza no que busca e qual o real motivo por traz, é metade do caminho andado. Se me permitir, roubarei estas perguntas para publicar uma autodeclaração similar no futuro.
Conselheiro | Liderança de Alto Impacto | Governança Corporativa
8 mO Homem das Operações Rio