Minhas 20 dicas para trabalhar a Psicologia Positiva (Parte 3)

Minhas 20 dicas para trabalhar a Psicologia Positiva (Parte 3)

13) Faça trabalhos manuais:

 

Pinte, teça, borde, desenhe. Enquanto você mexe com as mãos, estimula a criatividade e entra em contato com suas emoções mais profundas. O trabalho manual abre canais de expressão que ficam bloqueados no dia-a-dia, quando nos fechamos em nós mesmos, por medo da violência, ou executamos atividades repetitivas. Transformando fios em tapetes, argila em cerâmica, você ainda abre os sentidos, que são sua janela para ver o mundo.

 

14) Movimente seu corpo:

 

Escolha a atividade física que mais combina com você: caminhe, dance, nade, pedale. Não existe uma melhor do que a outra. Tanto que se costuma dizer que o melhor exercício é aquele que a pessoa faz. Você ganha mais disposição, vitalidade, energia. Isso melhora sua maneira de ver o mundo e a si próprio. Durante a atividade, o corpo libera endorfinas, substâncias químicas produzidas pelo cérebro, que causam a sensação de bem estar. Se estiver deprimido ou de mau humor, mexa seu corpo e tudo passa.

 

15) Vista uma roupa alegre:

 

Acorde e ponha uma roupa que faça você sentir-se mais bonito. O espelho vai devolver a você a beleza que refletir. Se estiver deprimido, use roupas de cores que levantam o astral, como vermelho, laranja e amarelo. Caso se ache acima do peso, vista preto, que afina a silhueta. Preste atenção também se não vem adotando roupas muito formais, em ocasiões em que elas não são tão necessárias, o que pode intimidar as pessoas. Vista algo mais casual e abra um sorriso.

 

16) Acredite: VOCÊ É ESPECIAL !:

 

Para ser alguém especial é preciso, primeiramente, acreditar que você é de fato especial. Enxergue sua própria bondade, aprecie seus pontos positivos e comemore sua natureza humana. A fé em você mesmo começa com a compreensão de que Deus está sempre dentro de você.

 

17) Conheça seus valores:

 

É preciso resgatar nossos valores inatos, lembrar daquilo que de verdade nos dá prazer. Rever fotos antigas pode ajudar a recuperar sua trajetória e a resgatar desejos que podem ter sido perdidos al longo do caminho.

 

18) Tome um banho demorado:

 

Um longo e prazeroso banho é um ritual de encontro consigo mesmo. A água está relacionada às emoções – da medicina chinesa à psicanálise. Coloque músicas suaves, acenda velas e adicione à água, óleos essenciais, que equilibram as emoções. A lavanda acalma, e os cítricos estimulam as regiões neurológicas relacionadas ao prazer e ao bem estar. Adicione algumas gotas na banheira ou em um recipiente, jogando sobre o corpo no último enxágue.

Sinta a água lavando sua alma e restaurando a felicidade de ser quem você é.

 

19) Aprenda a dizer NÃO !

 

Quem não consegue dizer “não”, perde o controle de sua vida, fica à mercê das solicitações de qualquer pessoa que lhe peça um favor. Está voltado para as necessidades dos outros e perde de vista as suas próprias. As pessoas reconhecem essa incapacidade e tiram proveito dela. Pense em frases que você possa usar, como “direi para você depois”, “não estou bem certo agora” - isso lhe dará tempo para respirar e fará com que você evite dizer SIM todas as vezes.

 

20) Deixe sua luz brilhar:

 

Vós sois luz do mundo. Não se pode esconder a cidade situada sobre o monte. Nem se acende uma lâmpada e se coloca debaixo do alqueire, mas no candelabro. E assim, ela brilha para todos os que estão na casa. Brilhe do mesmo modo a vossa luz diante dos homens.

 

Jesus Cristo

 

Nelson Luiz Raspes

Psicólogo Clínico e Hospitalar

CRP:06/ 45.396-2

e-mail: nelsonpsico@hotmail.com

Antonio Cruz

Médico - Ortopedia-Traummatologia e Medicina do Traabalho

8 a

Muito bom Nelson! Me parece, que quando percebem a sua dificuldade de dizer não e as solicitações começam a incomodar, estas solicitações passam a serem melhores elaboradas e aí, você continua dizendo sim.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos