Minhas leituras do 1º trimestre: notas e recomendações
E lá se foi mais um trimestre 😮 e com ele também muitas leituras produtivas!
Minha meta para este trimestre era ler pelo menos 6 livros e consegui ler exatamente 6. Hoje vou compartilhar um breve resumo sobre o que achei sobre cada um deles.
Antes de começar: como gerencio minhas leituras
Todos os meus livros estão cadastrados no meu Notion e utilizo esse template para cada um deles:
Aqui abaixo estão listados os livros que li neste trimestre por ordem de término.
Poesias e xícaras de café (as vezes chá), de Amanda Kviatkovski
Nota: ⭐⭐⭐ - -
Nem só de livros de product management vive uma produteira, meus amigos! Confesso que poesias estão entrando para minha lista de leitura porque eu não gostava desse tipo de livro rs
Para eliminar esse meu preconceito, comecei então a ler alguns exemplares do tipo. Confesso que desde que li os livros do Pedro Salomão no último ano, ainda não li outras poesias tão extraordinárias como as dele, por isso a nota de 3 estrelas para este livro aqui.
Meu trecho preferido desta leitura:
tem algumas pessoas que
te deixam quentinhas,
dilatam sua pupila,
fazem você perder o sono,
só para ficar conversando
mais um pouquinho.
pessoas que aceleram
seu coraçãozinho e
te deixam com vontade
de se encontrar novamente.
— algumas pessoas são como café.
Escaping the Build Trap, de Melissa Perri
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐
Esse livro aqui está páreo a páreo com Inspired. Uma leitura obrigatória para os produteiros.
Recomendados pelo LinkedIn
É uma leitura leve mas ao mesmo tempo instigante. Foi aqui que comecei a me aprofundar mais no assunto sobre cultura de produto. Super recomendo!!!
Se você quiser se aprofundar mais, leia meu artigo que saiu na Product Oversee : Pare de ser refém da muleta “não tenho tempo para estudar” e eleve a barra do time promovendo um Clube do Livro do livro “Escaping the build trap”, da Melissa Perri (productoversee.com).
A coragem de ser você mesmo, de Brené Brown
Nota: ⭐⭐⭐⭐ -
Eu sou fã de carteirinha assumida da Brené Brown. Admiro a capacidade intelectual dessa mulher por ter mergulhado na sua linha de pesquisa sobre vulnerabilidade.
Ainda não li todos os seus livros, mas do que li, todos são lindos e motivadores. Despertam uma sensibilidade interna para nos fazer crescer e ser melhores. Minha nota para este livro foi 4 estrelas pois meu ápice de leitura foi A coragem para liderar. Um livro que me marcou absurdamente.
Mas sem dúvidas é um livro que eu super recomendo e recomendo principalmente para os produteiros! Além de livros técnicos, são esses tipos de leituras que nos fazem evoluir.
Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise, de Alexandre Coimbra Amaral
Nota: ⭐⭐⭐ - -
Este livro é também de uma sensibilidade ímpar. Confesso que demorei para engrenar na leitura, mas depois foi fluída.
Todas as cartas são profundas e acabam te tocando de alguma forma. Também acho que a intensidade de cada uma delas será diferente para os momentos que o leitor estiver passando!
Pequeno manual antirracista, de Djamila Ribeiro
Nota: ⭐⭐⭐ - -
Este daqui fazia tempo que estava na minha listinha e finalmente consegui ler!
Como o próprio nome do livro já diz, é um manual com algumas lições para colocar em prática no nosso dia a dia. Também é trazido alguns acontecimentos dolorosos, antigos e infelizmente recentes.
Confesso que fiquei surpresa quando terminei, pois acreditava que teria mais conteúdo, por isso minha nota de 3 estrelas. Mas sem dúvidas, recomendo também!
Product-Led Growth, de Wes Bush
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐
Ah, que livro! Mais um livro que considero obrigatório para os produteiros. É simplesmente lindo. E digo LINDO pois esse livro me despertou sentimentos de querer fazer diferente, melhor, mais... incrível!
Também tem uma dose de humor sútil mas que transforma a leitura! Mil vezes recomendo e não só para produteiros, para todos que trabalham em uma empresa de produtos digitais!