Minimizar para maximizar

Minimizar para maximizar

Há dois anos eu comecei uma mudança de hábitos de tudo o que não cabia no meu estilo de vida.

Para resumir: eu havia me mudado de cidade, comecei a morar em um espaço pequeno e queria poupar e desenvolver vários trabalhos e atividades, ou seja, ter tempo (além de dinheiro 😬).

Na época, o termo minimalismo já estava no auge. Pesquisei e li muito a respeito e percebi que eu só precisava comprar menos, melhor e me livrar do que eu não usava. Esse foi o começo para que eu, meu parceiro e nossas coisas ficássemos em harmonia em um apê de 27m². ✌📦 Escrevi sobre isso em outro texto aqui.

Nesses 24 meses, listei 12 lições e aprendizados de como o menos me faz viver mais e mais feliz hoje:

1. Menos coisas para limpar

Te digo uma coisa: as coisas que você tem em casa te afetam mais do que você pensa. Depois que me livrei do desnecessário, a casa ficou naturalmente muito mais arrumada e limpa porque não sobraram muitos lugares para a poeira (risos). Até parece que olho tudo com mais atenção e carinho também.

2. Não perco tempo escolhendo roupas/acessórios/calçados

O alívio mental que tenho quando não preciso ficar escolhendo roupas é IMPAGÁVEL. Agora todos os dias uso minhas melhores roupas, já que são as únicas que eu tenho. Meu armário hoje tem 54 peças, mas até chegar a esse número fiz uma verdadeira viagem de autodescoberta.

3. Mais tempo ao que importa

Acho esse o tópico alto nível do minimalismo, minha gente. Gastando menos tempo com cabelo, escolha de roupas, limpeza da casa, por exemplo, sobrou mais tempo e energia para eu praticar yoga, fazer uma especialização em fotografia, treinar (e correr) cinco vezes por semana, encontrar amigos, pegar mais freelas, ler mais, fazer cursos online, praticar inglês, fazer alguns nadas…e por aí vai.

4. Desacelero mais

Hoje presto atenção até nos passos e na respiração. Faço as coisas com mais tranquilidade e isso me ajuda a limpar e organizar a desordem da cabeça e a me respeitar mais. Mesmo que o caos reine ao meu redor.

5. Consciência

Já imaginou o quanto você consome diariamente? Faça uma lista e tenho certeza que ficará CHO-CA-DA. Agora pense nas 7 bilhões de pessoas consumindo assim também TODOS OS DIAS. Nosso planeta em alguns anos não aguentará, pessu. Não entrarei em detalhes aqui, mas uma rápida pesquisa no google pode te mostrar que TUDO tem impacto no ambiente.

6. Caixa de entrada sempre limpa e vida digital organizada

Só assino newsletter que quero receber e ponto. Isso diminuiu o tempo que eu passava eliminando e clicando em links aleatórios e também o tempo que eu passava olhando a caixa de entrada para ‘checar’ se alguma coisa tinha entrado. Desativei praticamente todas as demais notificações do celular também.

7. Desprezo pelo desperdício

Quem me conhece sabe que abomino qualquer tipo de desperdício. Do copo descartável, guardanapo, comida, roupa até o dinheiro. Não pego nem caneta de brinde!

8. Me alimento melhor

Supermercado ou feira só com lista do menu da semana. Assim compro tudo fresquinho e não sobra nada no final da semana. E se você pensa que ‘comer’ saudável é caro, está enganada: sobra muito mais dinheiro lá em casa depois que me tornei vegetariana, há um ano. Não estou pedindo para você parar de comer carne (mas seria ótimo!), mas não coloque os legumes e verduras como um complemento da alimentação, coloque-os como parte fundamental do seu prato.

9. Mais consciência = mais dinheiro

Eu tenho objetivos de médio e longo prazo. Reestruturei-os quando comecei a poupar mais depois que essa consciência e hábitos minimalistas começaram aflorar em todas as partes da minha vida. Sabe o comprar à vista? É maravilhoso e você ainda garante descontos ótimos. Sabe os cupons desconto? São incríveis também.

10. O minimalismo pode ser para todos

Para começar: quanto você ganha 💰não importa. É sério. Você não precisa ter um macbook, o celular topzera do mercado e muito menos viajar toda hora só com mochila nas costas. O termo é muito mais profundo do que isso.

Eu e meu parceiro nos encontramos nesse estilo de vida que preza pelo significado do SER em primeiro lugar. Então, o minimalismo é para o diretor, para quem trabalha na linha de fábrica, para o aposentado, estudante, para a mãe que fica em casa (ou para a que trabalha fora). É para qualquer um, independente da renda ou perfil.

11. Mais gratidão

Você passa a apreciar e a cuidar muito mais de tudo o que você tem, porque você escolheu com consciência tudo aquilo. E passa a olhar o próximo e busca maneiras de melhorar a vida do outro: seja através do voluntariado, sendo amigo para quem precisa desabafar ou só pensando positivamente e de todo o coração o quanto você quer que dê certo os planos do próximo.

12. O minimalismo afetou todas as áreas da minha vida

Começou com o armário cápsula, mas percebi imediatamente uma mudança em outros aspectos também. Organizei melhor a rotina, os itens da casa, reduzi a quantidade de lixo, simplifiquei minhas atividades, cuido melhor do corpo e da minha alimentação, com quem me relaciono e todo o aproveitamento do meu tempo.

Hoje olho para esses dois anos e me sinto muito feliz por ter iniciado essa jornada. 🙏

Porque quanto menos você possui, menos você tem que cuidar, menos você tem que substituir, menos dinheiro você precisa ganhar, menos coisas você precisa proteger e mais tempo você tem para outras coisas e pessoas.

Viva de bem, não de bens {clichê verdadeiro}


Ótimo texto, para dar uma mudança no consumo desnecessário e se inspirar em Optar pelas coisas que realmente importam.

Renan Barbosa

Especialista em Transformação Digital e Inovação Empresarial | Professor em Gestão de Marketing | Estrategista de Comunicação

5 a

Há um ano eu li no medium (eu acho) e adorei. Agora li de novo e curti novamente! :) Tentando ser mais minimalista também, não é fácil! rs...

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Kika Monteiro

  • Lições que aprendi com a minha primeira maratona

    Lições que aprendi com a minha primeira maratona

    Dia 07 de abril corri pela primeira vez a Maratona Internacional de São Paulo. Hoje, já com o êxtase controlado, posso…

    1 comentário
  • Lições de um Estilo Minimalista

    Lições de um Estilo Minimalista

    Vou começar já fazendo uma confissão: sou enlouquecida com o minimalismo e não consigo parar de gritar (educadamente)…

  • Qual a sua definição de Sucesso? A minha é viver com menos

    Qual a sua definição de Sucesso? A minha é viver com menos

    “Há duas maneiras de ser rico: a primeira é adquirir muito e a segunda é desejar pouco.” - Jackie French Koller.

    4 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos