A missão do líder segundo uma visão espiritualista

A missão do líder segundo uma visão espiritualista

É grandiosa: requer interior. No dicionário do líder não existe o pronome “EU”: não há egoísmo, nem objetivos particulares. Ser líder é tarefa difícil e de responsabilidade: encaminhar, orientar e formar. A meta do líder é o todo; o objetivo, o bem comum.

 O líder ama. Porque para conduzir os homens é preciso amá-los; sem o amor nada de duradouro poderá ser realizado. Mas, para se fazer seguir, ele precisa ter objetivos claros e definidos. As pessoas ficam confusas com o que não entendem.

 O líder fala pouco mas “diz” muito. Quando se precisa falar muito para se dizer algo, é porque ou não se sabe, ou se está dissimulando, evitando que o outro adquira conhecimento. É uma forma de mantê-lo dependente. É a ignorância perpetuando a ignorância. O argumento do líder é o seu bom exemplo.

 O líder não impõe, pede. Ele não força, conquista. O poder que atua através do medo tem eficácia passageira e gera uma resistência como reação. O homem que força a que o sigam recorrendo à astúcia ou à violência, à intriga, ou criando facções sempre encontrará resistência que impedirá que o acompanhem de forma espontânea.

          O líder não “carrega os homens”; os conduz. O líder não precisa de “bengala”. O líder não é “bengala” de ninguém. Ele não dá o peixe, ensina a pescar.

          “Os métodos de coerção e de excessivo zelo foram empregados durante a Era das Trevas”. A Igreja Messiânica Mundial pertence a Era da Luz.

          O líder tem uma fé verdadeira, sincera. Ele sabe que só a crença em Deus conduz o homem ao bem e que, para superar o egoísmo que separa os homem, é preciso obedecer as leis divinas. Quando se está de acordo com as leis de Deus, o homem encontra o seu lugar no mundo.

          “Quando pensamos e agimos de acordo com as imutáveis Leis Divinas, que regem toda a criação e todas as ações, os resultados são benéficos”.

          O líder respeita a natureza. “Líder é a água: diante de nada recua; diante de nada insiste; mergulha, desvia, contorna, adapta-se sem resistência e chega, infalivelmente, ao que lhe corresponde”.

          Assim, através do amor, o líder conduz os homens e, através da cooperação, os une. Por querer o bem do próximo, promove a harmonia; por ser determinado, consegue concluir todos os seus projetos. Alicerçado na justiça, beneficia a todos. A grandiosidade da missão do líder é formar novos líderes.

          E ser líder de Meishu-Sama? Nós, messiânicos, temos um desafio: formar pessoas que salvem outras pessoas. O nosso compromisso é com a verdade, o bem e o belo. Para tanto, precisamos de coragem, determinação, perseverança. A tarefa é difícil, não impossível. Vamos aceitar o desafio?

          Meishu-Sama agradece e a humanidade também.

 Reverendíssimo Tetsuo Watanabe

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Walney Costa

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos