MiST-MVK: Minimum Viable Knowledge-Pra começar a entender.... (5/18)
Neste quinto post da série de 18 continuarei a compartilhar com vocês minha experiência em curso no MiST-Master in Strategic Transformation pela TDS-The Digital Strategy Company e pela Cesar School. ( https://lnkd.in/gN_B9Uz )
Concluí o quarto post ( https://bit.ly/3fygYna “STRATEEGIA: Plataforma para Transformação Estratégica, precisa disso?? ) afirmando “...Assim pessoal, tendo procurado responder até aqui (em linhas gerais naturalmente), PORQUE FAZER [Transformações Estratégicas], O QUE fazer, e utilizando QUAL PLATAFORMA, continuarei apresentando nos próximos posts, detalhes do COMO estamos fazendo e as experiências relacionadas....”. (*) Vejam no final os Links para os posts anteriores da série.
Assim, começamos a entrar agora, na questão do COMO.... dos detalhes..., onde moram os desafios e .....as recompensas.... 😉
Vimos no post 3/18 Transformação Estratégica: O que é? Como fazer acontecer?, que a Metodologia MiST tem 5 fases: MVK-Minimum Viable Knowledge, MVS-Minimum Viable Strategy, MVP-Minimum Viable Product, MVB-Minimum Viable Business e MSP-Minimum Scalable Platform.
Neste e nos próximos dois posts vamos conhecer melhor a primeira fase, MVK, que visa nos [Re] posicionar para o cenário atual do mundo que nos cerca, à luz das estonteantes mudanças viabilizadas/catalisadas pela revolução digital dos últimos ~60 anos quando a mesma começou, digamos assim, a aparecer de fato na vida das pessoas, das organizações e das nações, além, naturalmente, da própria evolução orgânica da humanidade,
Comecemos pelo tema Mundo Figital , imaginando que há apenas 15.000 anos, digamos, o mundo para nossos antepassados era Físico: Vagando pela natureza em matas, pradarias, desertos...., seres humanos e outros animais, em contato com outros seres vivos, vegetais, além dos minerais com os quais os mesmos interagiam dentro de limitados Dezenas? Centenas? Milhares? de Quilômetros.
Também era um mundo Social onde grupos de Dezenas? Centenas? Milhares? De Seres Humanos interagiam, com grandes dificuldades e “delays” de comunicação (Sinal de fumaça, mensageiros vagando a pé pelos campos....) à medida que a distância física aumentava.
Mundo Digital??? Nem pensar.... O Mundo era “Fisial” próximo e lento....
Caminhemos agora no tempo, passando pela idade Antiga, Média, Moderna e chegando a 200 anos atrás. O Mundo Físico conhecendo os Vapores e Resíduos ampliados pela revolução industrial se mostrando para uma natureza surpresa pelas agressões exponenciais, quando comparado com o que acontecia nos últimos, digamos 4.000 anos (quando também era atacada...).
Do ponto de vista Social , com o advento da imprensa, do rádio e de outras modalidades de telecomunicações em estágios iniciais, as interações Sociais escalaram para Milhões, Dezenas de milhões, Centenas de Milhões, com as dificuldades e “delays” citados, diminuindo, a depender das distâncias e da existência de infraestrutura de impressão e telecomunicações.
Mundo Digital??? Ainda Nem pensar.... (Alan Turing 1912-1954.....). O Mundo continuava “Fisial” já unindo grandes distâncias, mas ainda limitado e lento.....
Chegamos aos dias de hoje com bilhões de pessoas conectadas Digitalmente, em tempo real, em escala interplanetária!!!! O que os autores do curso chamam de mundo FIGITAL: “... construído na junção equilibrada do físico com o digital e o social. Aqui, no presente do futuro, o físico é ampliado pelo digital e orquestrado pelo social”.
Recomendados pelo LinkedIn
O tema é extensiva e praticamente discutido em grupo pois, caso não entendamos claramente este cenário, oportunidades e riscos, a chance de chegarmos a resultados concretos e de valor no processo de Transformação Estratégica, são mínimas.
"Como o físico é ampliado pelo digital? Como o físico é orquestrado pelo social? Como o mercado muda a partir do Figital? Como vislumbramos o comportamento das pessoas, o consumo de produtos e serviços, e a experiência da jornada de clientes nesse futuro Figital? Além de outras questões levantadas pelos autores são discutidas neste tema, nesta fase.
Estudado este tema inicial alguns outros mais Concretos e Objetivos são abordados: A Escola Figital, Trabalhos Figitais, Negócios Figitais, Revolução Digital, Tecnologias Figitais, Indicadores Figitais. Como vislumbramos a Fábrica Figital? A Loja Figital? Que Oportunidades Figitais se abrem, como identificá-las?
Seguindo em nossa jornada de detalhamento nas Fases do MiST continuarei compartilhando com vocês nos próximos posts, detalhes acerca destes temas citados.
Lembrando que a relação com o “18” vou guardar para explicar no último post, algo muito simples, simbólico e natural como vocês verão 😉😉.
(*) Posts anteriores da série Henrique Steinberg-MiST:
(1-18) Fazer o quê para Continuar Evoluindo e se desenvolvendo SEMPRE? Por quê? Como? https://bit.ly/3gCenYF
(2/18) Porque aprender SEMPRE e a coincidência com o 18? https://bit.ly/3hvDr5S
(3/18) Transformação Estratégica: O que é? Como fazer acontecer? https://bit.ly/2RlQufe
(4/18) STRATEEGIA: Plataforma para Transformação Estratégica, precisa disso?? https://bit.ly/3fygYna
#mist #cesarschool #tds.company #figital #transformaçãoestratégica #transformaçãodigital #planejamentoestratégico
Empreendedora nos últimos 21 anos. Atualmente trabalhando em novos negócios no André Pedrotti decoração floral.
3 aDemais pai
Business Development Consultant at Confidential (In stealth mode)
3 aפוסט מצוין. תודה ששיתפת את התוכן הזה.
Profissional Experiente de Software
3 aExcelente!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻