Mitos e verdades sobre a profissão do pedagogo

Mitos e verdades sobre a profissão do pedagogo

Muitas pessoas acreditam que o pedagogo só pode trabalhar em escolas, mas esse é um dos principais mitos sobre a pedagogia. O profissional tem várias possibilidades de trabalho, sempre envolvendo a educação, mas não necessariamente em sala de aula. Uma das opções é a atuação dentro de hospitais, ajudando no desenvolvimento de crianças e adolescentes que estão afastados do ambiente escolar por motivos de saúde. Ou ainda, o pedagogo pode auxiliar na produção de brinquedos em indústrias e outros materiais infantis, sempre pensando no desenvolvimento educacional.

Outro mito é sobre a formação, há pessoas que acreditam que a faculdade de pedagogia a distância é inferior a presencial. Mas na verdade é o contrário, a graduação em pedagogia EAD pode ser uma melhor opção para o estudante, pois garante uma flexibilidade maior de horários, aliada a uma mensalidade mais barata. É por isso, que vários estudantes estão migrando para uma faculdade de pedagogia a distância e equilibrando estudos com trabalho e outras responsabilidades diárias.

E para fazer pedagogia precisa ter afinidade com criança? Boa parte do trabalho do pedagogo é ao lado de crianças, mas há opções fora desse círculo. Por exemplo, o profissional pode atuar com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), trabalhar dentro de uma empresa, ou ainda, revisar materiais didáticos. Assim, a premissa de precisar ter afinidade com crianças acaba se tornando falsa.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos