Mitos sobre Linkedin e Carreira

Mitos sobre Linkedin e Carreira

Artigo elaborado em parceria com Ângelo César Lorenzo Alves

...


Esse texto até poderia se assemelhar àquele clássico da sexta-feira 13 que traz a imagem do gato preto como sinal de má sorte [coitadinhos dos gatinhos, eles são fofos]! Mas hoje vamos trazer aqui cinco mitos que ouvimos ao longo das nossas jornadas e que relacionam Linkedin e Carreira de forma negativa [acreditem, existe isso]!

 

Mito nº 1: Quem trabalha de verdade não tem tempo para Linkedin

Ah.. esse é um clássico. Ouvi muito isso ao longo dos anos e as frases vinham em diversos formatos “Não tenho tempo para firulas pois aqui eu trabalho de verdade.” ou “Sou muito ocupado para perder tempo com isso de ficar postando.” E por aí vai.

Deixa eu falar aqui pra vocês: cuidar da nossa imagem profissional, estabelecer e fortalecer networking, se atualizar sobre o que está acontecendo no mercado, na nossa área.. é necessário e DEVERIA fazer parte da nossa agenda.

 

Mito nº 2: Esses posts do Linkedin são só vitrine!

Já tem algum tempo que não apenas o Linkedin, como as redes sociais em geral deixaram de ser vitrine. Nestes lugares, não existe apenas a exposição estática! Temos, na verdade, muitas possibilidades de interação na rede In e vamos destacar algumas aqui pra vocês.

 - Conversas via troca de mensagens na própria rede.

- Comentários em publicações de conteúdos que interessam.

- Compartilhamento de textos, artigos, publicações que fazem sentido pra tua realidade.

 

Mito nº 3: Na hora de contratar, tem vantagem quem o recrutador conhece.

Aqui eu realmente preciso lembrar que estamos indo para 2025 [1/4 do século 21 já foi], que vivemos uma pandemia mundial, e que não mais se envia currículos via fax. E o que isso significa?


Quero dizer que estamos em um mundo globalizado [óbvio, eu sei], em que as barreiras das relações de trabalho e emprego não são mais locais, nem continentais. Então é bem difícil que recrutadores e empresas que buscam os melhores talentos se limitem à sua rede de contatos pessoais. Então sim, o Linkedin é usado como essa grande plataforma para identificar e contratar profissionais. Te convido a não ficar fora dessa!

 

Mito nº 4: Linkedin só funciona para profissionais de vendas e recrutadores!

Na realidade o Linkedin pode ser útil para diversos perfis, afinal, é uma rede que oferece a possibilidade criar uma marca pessoal, por exemplo, com validação social através da funcionalidade de recomendação ou a capacidade de elencar suas competências.

 

Ainda, é possível observar as movimentações do seu setor de interesse, verificar quais são as formações necessárias para aquele seu cargo desejado e se conectar com diversos profissionais que, de outra forma, seria quase impossível.

 

Mito nº 5: Linkedin só vale a pena para quem está em grandes empresas ou “é chefe”.

É verdade que nem tudo são flores na plataforma. Há uma cultura de autopromoção excessiva, diversas solicitações de conexões indesejadas e várias funcionalidades limitadas para quem é usuário gratuito. Mesmo com essas desvantagens, os pontos elencados acima deixam claro que o Linkedin é bastante útil e pode ser uma ferramenta poderosa, se usada com o objetivo certo.

 

Sempre vale a pena dar uma pesquisa para identificar diversos perfis que estão longe do modelo profissional-perfeito ou melhor-chefe-da-melhor-empresa. Tem muita gente boa por aí, basta procurar!

 


E por aí, que outros mitos vocês têm para compartilhar?

Comenta aqui!

Érika Wilza

Gerente de Compliance, Riscos e Controles Internos | Mãe da Angelina Mentora | Professora | Founder do Liderança e Parentalidade

3 m

🚀🚀🚀

Gilberto Sheizo Izumida

Consultor, CFO, Controladoria (Planejamento, Reestruturação e RI), Contabilidade (Fiscal, Societário e Gerencial), CVM, IFRS e CPC's, Implantações (Processos, e ERPs).

3 m

Parabéns Érika Wilza e Ângelo César Lorenzo Alves!!! Conteúdo que fará muita gente a repensar o uso do LinkedIn, temos que aproveitar este espaço, independente do cargo que ocupamos, a compartilhar e debater assuntos que fazem aumentar nossos conhecimentos e o círculo de amizade profissional. Somente expressando nossa opinião e colhendo dos demais com quem convivemos, podemos melhorar ou repensar alguns pontos de vista. Continuem criando e contribuindo para enriquecer as pessoas na comunidade do LinkedIn. Abraços!!!!

Angela Caroline Figueiredo

Gestão Jurídica | Governance Officer | Governança Corporativa | Direito Societário

3 m

Que artigo necessário e leve... O linkedin, para mim, é uma forma de adquirir conhecimento, descobrir belíssimos resultados do trabalho de outros colegas, me conectar a pessoas interessantes com muito conteúdo a oferecer. Excelentes dicas vocês trouxeram! Parabéns aos dois!!!

Perla Berwanger

Doutoranda e Mestre (UFMA), MBA Gestão Estrategica de Negócios (FGV), Administradora

3 m

Nossa, que ótimo artigo! Faz muito bem lembrar que somos sim produtos numa vitrine, e sim, divulgar e/ou procurar por oportunidades aqui nesta plataforma funciona. Precisamos aprender mais sobre mitos para então desmistifica-lo, caso contrário ficamos na zona da reclamação. Adorei a provocação, assertiva como sempre! 🌻

Karen Langhanz, MSc, MBA

Compliance | Controladoria | Gestão de Riscos | Ex-Deloitte

3 m

Baita artigo! Parabéns aos autores. Texto leve, com alívios cômicos e sobretudo com muitas verdades e provocações. Gostei especialmente da parte sobre “perda de tempo”. O profissional que “não tem tempo” precisa entender o que estava correndo consigo: falta delegar? Falta priorizar? Carece contratação pra sua equipe? Carece aumatizacao de processos? Deixo aqui também a minha provocação como contribuição a esse (super completo) artigo.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos