Mobilidade Humana e Mudanças Climáticas
Foto de Jon Tyson na Unsplash

Mobilidade Humana e Mudanças Climáticas

A migração humana sofre o efeito direto das alterações climáticas, mas não somente, o efeito catalisador ocorre por outros fatores como declínio da produtividade agrícola, e outras dimensões políticas.

Ao longo da última década, inundações, tempestades, incêndios florestais e outras catástrofes relacionadas com o clima causaram um média de 21,9 milhões de deslocações anuais em todo o mundo.

Em 2022: o número de pessoas deslocadas devido a inundações, tempestades, incêndios florestais e outras catástrofes relacionadas com o clima aumentou para 31,8 milhões.

Até 2030, estima-se que 50% da população mundial viverá em zonas costeiras expostas a inundações, tempestades e tsunamis, aumentando o risco de deslocamentos futuros.

Até 2100, entre 50% e 75% da população humana poderá estar exposta a períodos de condições de temperatura e umidade potencialmente fatais.

Globalmente, com um incremento do aquecimento global de 1,5°C, prevê-se que a probabilidade de secas agrícolas extremas aumente em pelo menos 100% em grandes áreas do norte da América do Sul, do Mediterrâneo, do oeste da China e das altas latitudes da América do Norte e da Eurásia.

Existem grandes incertezas sobre como certos fatores relacionados ao clima efetivamente atuam sobre a migração. A maioria dos modelos estatísticos são imprecisos quanto à mensuração deste efeito.

Prevê-se que as alterações climáticas aumentem a frequência e a magnitude dos perigos relacionados com o clima. Sem medidas de adaptação eficazes, isto poderá levar a uma taxa mais elevada de deslocações em muitas partes do mundo. Em comparação com a exposição aos riscos climáticos, as projeções da mobilidade humana estão menos desenvolvidas e ainda não produziram consenso.

Reconhecer o efeito das mudanças climáticas na Mobilidade Humana é urgente, focar nessas  interrelações e seus efeitos combinados é fundamental para que respostas abrangentes sob a perspectiva de novas governanças para o desenvolvimento sustentável.

Fontes:

Centro de Monitoramento de Deslocados Internos (IDMC) (2023)

Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) (2022)

Organização Mundial para as Migrações (OIM) (2022c)

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos