Moda como Estilo da Alma
O corpo veste o que a alma pede
A moda é cíclica, representa o espírito do tempo, traduz sentimentos e necessidades de uma época. Na pandemia sentimos muita vontade de usar roupas confortáveis e surgiram diversos modelos estilosos e que traziam conforto e liberdade, afinal a maioria das pessoas estavam trabalhando de casa, logo depois com a pandemia dando sinais de acabar a moda nos presenteia com muito brilho e paetês, representando a vontade das pessoas de sair de casa, ir a eventos e festas, encontrar pessoas.
A tendência traduz a sensação do momento e tem diversas funções, entre elas:
1- Utilidade – cumpre requisitos práticos de proteção climática e prática esportiva;
2- Decência – cobre a nudez;
3- Ornamentação – enfeitar o corpo;
4- Pertencimento – se sentir parte de um grupo social, comunidade ou movimento;
5- Dress Code – ou código de vestimenta, diferenciar e reconhecer profissões, filiações religiosas ou estilo de vida;
6- Afirmação de identidade – as pessoas não se vestem de forma idêntica, existem gostos e estilos pessoais diferentes e esses estilos, penteados, cortes de cabelo, entre outros detalhes transmitem mensagens sobre quem é aquela pessoa, entre outras funções.
Até pouco tempo atrás as mudanças de coleções eram grandes e o desperdício de roupas era imenso e devagar esse comportamento começou a mudar. A sustentabilidade é uma macrotendência e as marcas estão cada vez mais sendo inseridas neste contexto ou acabam ficando para trás. Atualmente as tendências se mantém por mais tempo e estão sempre olhando para a preservação dos recursos naturais.
Por que vestir a alma?
As roupas expressam nossa personalidade, quando vestimos algo que nos representa, nos sentimos bem, confiantes e o contrário se faz verdadeiro, quando vestimos algo que não é do nosso gosto, seja por formalidade ou convenção social, por exemplo, nos sentimos desconfortáveis.
Cada estilo é único, devido sua capacidade de refletir personalidade. Estilo é o modo que você quer se comunicar com o mundo. Quem você quer ser e que mensagem quer transmitir. Para tê-lo você precisa saber quem você realmente é, ou quem está buscando ser.
Existem 7 Estilos Universais e são eles:
· Estilo romântico
· Estilo clássico
· Estilo casual
· Estilo criativo
· Estilo dramático urbano
· Estilo elegante
· Estilo sexy
Recomendados pelo LinkedIn
Nos identificamos com até três estilos universais e inclusive podemos misturar os três em uma mesma produção, fazendo com que cada pessoa seja única e se sinta bem.
Em minha trajetória como consultora de imagem me deparei com inúmeros “antes e depois”, o antes da consultoria de imagem a pessoa era tímida, com a coluna curvada e depois da consultoria de imagem, onde a pessoa estava vestindo roupas que a representam e a postura, satisfação e autoconfiança eram visíveis.
Autoconfiança é um termo que significa confiança em si mesmo e nas próprias habilidades, qualidades e julgamentos. É quando você possui a convicção de ser capaz de fazer ou realizar alguma coisa. Ter um nível saudável de autoconfiança pode ajudá-lo a obter sucesso em sua vida social e profissional.
Não basta estar na moda, é preciso ter um estilo que reflita sua essência, um estilo que venha da alma!
Mesmo se você precisa seguir um dress code corporativo, é possível trazer detalhes com seu estilo pessoal. Com estratégia você se sentirá bastante confortável e confiante com suas produções.
Você se sente seguro com suas roupas ou ainda precisa olhar com cuidado para isso?
Leia também:
Sou Camila Pastro, consultora de imagem especialista em auxiliar profissionais a encontrarem seus próprios estilos e a transmitirem uma imagem com mais força e autoridade por meio de vestimentas e acessórios. Por meio de diversas técnicas, incluindo a coloração pessoal, busco fazer a diferença na vida das pessoas, mostrando que ao compreendermos a nós mesmos, temos a chance de criar uma imagem ainda mais positiva no mercado.