Modelagem de negócios . O que é, para que serve, como se aplica, quais são as desvantagens .

Modelagem de negócios . O que é, para que serve, como se aplica, quais são as desvantagens .

Um modelo de negócios é uma ferramenta anterior ao plano de negócios que permitirá definir claramente o que você vai oferecer ao mercado, como você o fará, para quem o venderá, como o venderá e como vai fazer para gerar renda. É uma ferramenta de análise que permitirá que você saiba quem é o seu negócio, como o faz, a que custo, com que meios e quais fontes de renda você terá. Definir seu modelo de negócios é saber qual é o seu DNA, como é feito, como pode ser modificado, como polir, como mudar, como moldar …

Ao falar, coloquialmente, o modelo de negócios geralmente é especificado da maneira que uma empresa realiza para ganhar dinheiro. E é isso também, mas é muito mais. O modelo de negócios geralmente é relativizado com fluxos de renda, e o modelo de negócios fala não apenas de como ganhar dinheiro, mas também de quem são seus clientes, como você os alcançará, o que precisa fazer para entregar sua proposta de valor, o que o torna único, qual estrutura de custos você possui, etc; é uma visão sistêmica do seu negócio.

Os modelos que estão funcionando são aqueles que são capazes de criar valor para o cliente, ou seja, que eles têm uma proposta de valor claro, que são capazes de alcançar o cliente, se diferenciar, estabelecer fortes laços com o cliente, lealdade. E eles são capazes de produzi-los de uma maneira especial também.

A maneira de validar um modelo de negócios é ter clientes que pagam pelo seu produto e / ou serviço. Essa é a maneira de validar sua proposta de valor. Como você cria valor? Estar muito perto do cliente. Estabelecer um relacionamento muito próximo desde o início para saber quais são suas necessidades ou problemas. E uma vez no mercado, você pode descobrir que seu modelo de negócios precisa ser modificado. O modelo de negócios pode variar constantemente. De fato, não mudar o modelo de negócios ou fazer variações importantes é assustador.

Para evitar modificações relacionadas à falta de planejamento, ofereço estas dicas ao configurar seu modelo de negócios:

1. Apontar para um nicho de mercado específico. Quanto mais concreta a descrição do seu cliente, melhor. Muitos empresários têm medo de estabelecer um foco excessivamente limitado e específico porque sabem que não serão capazes de dominar o mundo. No entanto, as empresas mais bem-sucedidas começaram a atingir o máximo de alguns mercados e cresceu, adquirindo um tamanho maior à medida que se aproximavam de novos mercados.

2. Mantenha as coisas simples. Se você não é capaz de descrever seu modelo de negócios em dez palavras ou menos, é que não possui um modelo de negócios. Evitar o jargão comercial que está na moda no momento (estratégico, crítico, escalável ...); Por exemplo: o que o eBay faz? "Cobrar o preço que aparece anunciado mais uma comissão. Fim da discussão.

3. Copie outras pessoas. O comércio está entre nós há muito tempo, então, a essa altura, todos os modelos de negócios possíveis devem ter sido inventados. Podemos inovar em tecnologia, marketing ou distribuição, mas tentar inventar um novo modelo de negócios é uma estratégia de perda. Tente relacionar seu modelo de negócios a algo que já é bem-sucedido e todo mundo entende.

4. Seja expansivo. Os modelos de negócios que tentam aumentar o tamanho do bolo em vez de obter mais pedaços do mesmo bolo são os que geralmente funcionam melhor [especialmente para startups]. Os clientes esperam descobrir produtos inovadores e frescos ... não mais que o mesmo.

A primeira coisa é validar seu modelo com o mercado o mais rápido possível. E se você já validou vários modelos, deve escolher o que melhor se adapta à equipe, ou seja, que a equipe seja capaz de executá-lo com a maior probabilidade de sucesso. É muito importante avaliar e analisar qual experiência eles têm, quais recursos, quais habilidades eles têm, etc. E você também pode avaliar o tamanho do mercado, quais concorrentes existem, com quais margens vou mover, quanto tempo resta para atingir o limite do mercado.

Quando você identificar esses pontos em comum e o modelo de negócios já está delineado e você simplesmente o testou com palavras com as pessoas, é hora de identificar quais são as hipóteses que seu modelo de negócios tem.

A primeira hipótese que você deve testar é se o que você faz tem valor para as pessoas, porque você projetará um secador de cabelo que usa energia solar e que não interessa às pessoas. Isso pode ser comprovado simplesmente conversando com clientes em potencial e perguntando-lhes diretamente se eles encontram valor. Não é uma validação definitiva, mas fornece informações. A segunda hipótese é se as pessoas estão dispostas a pagar. E isso é o mais difícil de provar. Tem muito a ver com o próximo. Os americanos dizem: você pode estar resolvendo um problema, mas seria apenas algo bonito de se ter algo, mas você não pagaria para usar isso (por exemplo, WhatsApp). E a única maneira de validar essa hipótese é com as vendas.

E quais as desvantagens de elaborar uma modelagem de negócios?

  Isso leva tempo. Um plano exaustivo exige horas de pesquisa, discussão, editorial e correção. Passar dias, semanas e até meses para elaborar cada etapa pode distraí-lo dos avanços na prática necessários para competir. Por outro lado, em mercados em que o contexto muda rapidamente, é possível que a oportunidade de negócio seja perdida nos atrasos da análise.

O futuro é sempre incerto. Na maioria dos casos, os planos de negócios são elaborados levando em consideração uma série de suposições e dados que podem ou não ser confirmados na realidade, mesmo que sejam baseados nos melhores critérios. Essa incerteza, embora normal, pode terminar na futilidade do plano, principalmente quando se planeja para 3, 5 ou mais anos.

Você trabalha em detalhes que certamente mudarão mais tarde. Quanto vamos pagar pelos salários no ano 2? Que aumento de vendas podemos esperar para o ano 3? Um plano geralmente requer responder perguntas com um nível de detalhe impossível de prever com precisão.

Conhecimento multidisciplinar. É necessário o conhecimento de várias disciplinas para construir um plano sólido: tecnologia, contabilidade, finanças, jurídico, marketing, etc. Mesmo em projetos de grande tamanho, pode ser muito caro contratar ou adquirir esse conhecimento para uma avaliação.



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Rodrigo Rodrigues

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos