Modelo de Gestão "jeitinho brasileiro"​ vs Modelo de Gestão americano

Modelo de Gestão "jeitinho brasileiro" vs Modelo de Gestão americano

Hoje vou comparar o modelo do “jeitinho brasileiro” de administrar uma empresa versus o modelo de gestão Norte Americano!

Sócios

...No modelo do “jeitinho brasileiro” de administrar, todos os sócios, por se sentirem Donos, querem mandar. Assim, as tomadas de decisão viram um assembleísmo, com cada qual puxando para o seu lado. Isto é especialmente dramático em empresas familiares.

Mas... em outras culturas isso é diferente...veja...

No modelo norte americano de gestão, é escolhido, entre os sócios, aquele que será o Presidente da empresa. A partir da liderança do Presidente, os objetivos e metas são alinhados e todos focam na estratégia do negócio.

Motivação

...Na cultura brasileira de fazer negócios, a motivação predominante de abertura de empresa é a necessidade de sobrevivência pessoal e familiar. Por conta disso, o Dono da empresa fica de olho na sobra de caixa no final do mês, que passa a ser o seu “salário”.

Essa motivação se perpetua ao longo de toda a trajetória da empresa e se torna um traço cultural da mesma.

Mas...em outras culturas isso é diferente...veja...

Na cultura norte americana, a predominância da motivação inicial de abertura da empresa é um investimento de capital numa oportunidade identificada. O que se espera é o retorno do investimento, multiplicado pelo capital investido, o mais rápido possível. Por conta disso, toda a administração é feita com base em indicadores, para monitorar os resultados e o retorno do capital investido.

Método

...Na cultura brasileira de se fazer negócios, administra-se a empresa sem o adequado registro dos números, com a mistura de contas pessoais e empresariais. Portanto, também sem análise dos números. As decisões são tomadas pela intuição do Dono, sem qualquer método.

Mas...nem todo mundo faz assim...Veja...

Na cultura de gestão americana, registra-se todos os números e as decisões e o acompanhamento dos resultados é feita com base em indicadores previamente definidos, como Índice de lucratividade, índice de endividamento, retorno sobre o investimento, entre outros.

Assim, todas as decisões são tomadas com método!!!

Vendas

...Na cultura brasileira de negócios não é incomum o Dono não saber vender. Isto porque a maioria dos empresários é oriunda da área técnica. Também não é incomum vender-se de qualquer jeito, isto é, sem os requisitos de uma venda lucrativa. Por isso, também não é incomum Donos de empresas terem alto índice de inadimplência com sua clientela.

Mas...em outras culturas isso é diferente...veja...

Faz parte do pensamento da cultura americana que, numa empresa nada acontece antes que uma venda ocorra. No entanto, também faz parte dessa cultura, que a venda só deve ser realizada, se for lucrativa. Isto significa uma venda com boa margem de contribuição, com baixo custo do esforço de venda e que agregue valor ao cliente.

Organização

...Na cultura brasileira, não é incomum a empresa ser tocada com muito entusiasmo entre os sócios, todos pegando juntos, fazendo de tudo. No entanto, também não é incomum que isso leve a uma confusão empresarial com a consequente desorganização da empresa.

Mas... em outras culturas isso é diferente...veja...

No modelo americano de gestão, as questões práticas predominam. Não se joga fora o entusiasmo, mas o que prevalece sempre é aquilo que é melhor para a empresa. E o melhor, neste caso, é ter todas as funções definidas, com cada sócio sabendo exatamente o que tem que fazer, com indicadores e metas claras. Em outras palavras, com organização.

Pró-labore

...Na cultura do jeitinho brasileiro de fazer negócios predomina a prática de se fazer retiradas, ao longo do mês, para as necessidades de sustento pessoal e familiar. Faz parte dessa cultura pagar as compras do supermercado e a educação dos filhos com a sobra de dinheiro no caixa da empresa.

Mas...Em outras culturas isso se faz de maneira diferente...veja...

No modelo de gestão profissional norte americano, define-se um Pró-labore para cada um dos sócios que trabalha na empresa, cuja soma não ultrapasse um percentual da receita mensal da mesma. Esse Pró-Labore passa a ser absolutamente respeitado! Assim, se faz a separação das contas pessoais dos sócios, das contas empresariais!

Cada um tem um jeito próprio de administrar sua empresa! O importante é que dê resultados! 

Se você trabalha muito e não vê a cor do dinheiro, está na hora de contratar um Método de Gestão profissional, que traga resultados!

Afinal estamos falando de business!

Se você tiver dificuldades de encontrar o modelo certo para a sua empresa, terei o maior prazer em ajudá-lo, joel@metododopresidente.com.br

Pense grande! 

Aja como Presidente! 

Administre com Método!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Joel Fernandes

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos