Modelo mental, liderança e empreendedorismo
Todos sabemos que empreendedores são pessoas diferentes.
Chamados de abnegados por uns, de loucos por outros – sobretudo no Brasil , ou ainda de obcecados, essa “espécie” de pessoas realmente tem características muito peculiares e próprias.
Uma das mais interessantes é o modelo mental.
Modelo mental ou mindset é um conjunto de pensamentos através do qual a pessoa se programa para funcionar.
Para Fredy Kofman, autor do livro Metamanagement, o modelo mental é o conjunto de sentidos, pressupostos, regras de raciocínio, inferências que nos leva a fazer determinada interpretação. Eles definem como percebemos, sentimos, pensamos e interagimos.
Esse modelo mental precisa mudar ao longo do tempo para que se possa evoluir dentro da empresa e/ou negócio.
Quando um empreendedor inicia um negócio é necessário que ele seja muitos em um – desde a moça do café até o CEO.
Conforme o tempo passa e a empresa cresce o “faz tudo” vai abrindo mão de determinadas funções até dedicar-se exclusivamente à gestão.
Nesse momento o empreendedor passa a liderar outras pessoas e outros lideres que liderarão essas pessooas e é aqui que ocorre uma forte virada de chave ou mudança de mindset uma vez que há a evolução do líder de si mesmo para o líder coletivo e liderar outras pessoas é inspirá-las para que façam as coisas de acordo com o que é desejável para o sucesso da empresa.
Essa guinada envolve entender que não mais se deve realizar funções operacionais e sim pensar em formas de como inspirar e orientar os outros a trazerem o resultado.
Delegar é uma arte principalmente quando o domínio técnico de algo é muito grande porque a chance de algo não sair tão bem feito quando é realizado por outro existe e não é pequena.
O líder deve resistir ao ímpeto de retomar a autoria da função que delegou e criar caminhos que possibilitem às pessoas o desenvolvimento necessário para a execução em alta performance.
Conforme o negócio evolui, cada vez mais o empreendedor “distancia-se” dele dando lugar a pessoas muitas vezes até mais preparadas do que ele por serem especialistas.
Esse é outro momento de mudaça de mindset: o pai deixando o filho andar com as próprias pernas.
Se continuarmos a ver o novo com os mesmos velhos olhos, continuaremos a ver somente o velho. – Luiz Roberto Fava
Um grande abraço e até a próxima!
Luiz Alberto Santos é dentista, empreendedor e palestrante focado em ajudar as pessoas a atingirem seu máximo potencial.