MONITORAMENTO DOS MANANCIAIS

MONITORAMENTO DOS MANANCIAIS

LINHA DE ATUAÇÃO: Sustentabilidade ambiental e conservação de recursos hídricos.

Problemática:

A total falta de controle da saúde dos mananciais, gera basicamente a impunidade de agentes poluidores, de certa forma, em ação criminosa, gerando danos ao meio ambiente, quase sempre irreversíveis, causando desaparecimentos de espécies nativas e destruindo totalmente o recurso natural.

Pois não há em uma só cidade do país que mantenha uma vigilância total ou restrita dos mananciais que beiram ou alimentam as metrópoles, proporcionando em longo prazo um desequilíbrio ambiental hídrico, seja a partir do lançamento de dejetos domésticos ou químicos de empresas, seja contraditoriamente pelo arcaico processo de saneamento e esgoto lançados seus dejetos nestes mesmos rios de onde a população tem a sua necessidade de água sanada em tempos de abundância.

Em função disso, o desafio das administrações modernas é promover uma gestão mais preocupada com a qualidade de vida e conscientização do Estado e dos populares que representam, tanto á médio quanto em longo prazo. Visto que, no processo cíclico dos recursos naturais tendem a se esgotar e causar sérios problemas para a população como um todo, como observamos no atual momento com a escassez da água potável nas cidades. Portanto, um dos primeiros passos quanto à preservação dos mananciais diz respeito à identificação de responsáveis pela poluição dos rios, por meio de sensores de analises dispostos full time no meio ambiente, bem como sua devida punição, isto faz-se um elemento facilitador no cumprimento das leis de modo se tornar um dos caminhos para solucionar esse tipo de problema.

Solução:

Crie um software, com sensores naturais, ou seja, bio-sensores, no qual componentes eletrônicos analisam em escalona o movimento dos peixes (sensores naturais), que serão retirados do próprio manancial monitorado.  Tal monitoramento dos peixes se dará por meio da sua observação comportamental, ou seja, em observação automatizada será considerando seus movimentos do ponto de vista do grau de stress ao qual está sendo exposto, de maneira a avaliar a qualidade da água em seu habitat. Com isso, inicialmente será possível identificar em tempo real o momento da poluição, assim aos órgãos competentes, será possível tomar de medidas cabíveis a fim de intervir diante do problema. Além disso, haverá, ao longo do manancial, outros pontos de analises com a mesma natureza, identificando os agentes poluidores conforme a proximidade da poluição identificada pelo projeto. Deste modo, onde estabelecido primeiro “grito de socorro” do bio-sensor, será investigado a relação de proximidade com seu suposto agente poluidor.

Após detectar o alto nível de stress e grau de inquietude, o sistema aciona o envio de mensagens eletrônicas, SMS e ou EMAIL e ou WhatsApp, para o órgão publico responsável pelo controle do manancial,  informando o local do aquário, para a intervenção e diligencias.

Este projeto, ganha uma extensão, não apenas tecnologia e de experiência cientifica, mas também exige o comprometimento dos setores públicos, educacional e social, haja vista que possibilita a aproximação do setor publico municipal com as instituições educacionais residentes na cidade  . Neste quesito nota-se o desafio das novas administrações que desemboca na união das forças públicas diante de um problema de ordem coletiva, promovendo a conscientização e auxílio da população e resolução do mesmo a baixos custos.

Setor Público: Responsável pela Gestão de Controle dos Mananciais.

Educacional: Alunos de nível universitário e/ou fundamental e médio, podem atuar com cadastros de Protocolos de peixes (bio-sensores) catalogando espécies, peso, idade, sexo, marcação dos peixes com uma etiqueta de identificação (ou chip) para rastreamento da espécie e controle de população no período em que houver a substituição dos bio-sensores, nos aquários.

Social: A população ribeirinha do manancial, fornecerá o peixe ( bio-sensor ) , para povoar os aquários, fornecendo assim, sua contribuição pessoal, tanto no que diz respeito a preservação quanto na conservação do projeto, para isso o projeto fornecerá cartilhas de conscientização de preservação dos mananciais, o mesmo negociado um bônus proposto pela prefeitura.

Reynaldo Brito

COORDENADOR DO GRUPO BIOMA CERRADO( Voluntário) na Greenpeace Coordenador geral no Projeto Veredas e Oceanos de Plástico.

9 a

O que não exclui, neste projeto, a possibilidade de fazer-se uma posterior avaliação dos níveis xenobióticos encontrados na região monitorada. Uma vez que, os testes em laboratório estão envolvidos com a investigação dos efeitos do tempo de exposição e da concentração dos xenobióticos, por exemplo, diferentes concentrações de uma substância química e o tempo de exposição do grupo de peixes a esta substância (SILVA, 2004). Embora, já se tenha oportunizado automaticamente tomar as medidas cabíveis diante de um agravamento provocado pelo impacto ambiental.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos