Monte equipes com mentalidade de crescimento

Monte equipes com mentalidade de crescimento

Recentemente eu falei da importância de montar um excelente time de vendas, pois por mais incrível que seja o seu produto ou a sua tecnologia, já ficou comprovado que não é suficiente para se vender sozinho.

Porém, não se engane. Não é apenas o seu time de vendas que deve ser vencedor.

Na verdade, o que faz das startups do Vale do Silício o que elas são e acabam se tornando, é a cultura de buscar sempre os melhores profissionais em cada área.

É importante esclarecer que não se trata apenas de pessoas com os melhores currículos ou que se formam nas melhores universidades. Isso é apenas teoria e não garante resultado.

Eles buscam os melhores de verdade, ou seja, aqueles que independentemente das condições que enfrentaram, tais como o país em que nasceram ou a escola em que tenham estudado, se superaram e entregam os melhores resultados para a empresa.,

E, para ilustrar o que estou querendo dizer, vou usar como exemplo de gestão do Elon Musk.

A gestão de pessoas da Tesla e na SpaceX

Hoje, a fábrica de automóveis Tesla localizada na cidade de Fremont, no Vale do Silício, é um colosso em tamanho e automação, mas para chegar onde chegou, o pessoal da empresa teve que ralar muito.

Voltando no tempo um pouco, quando da criação do Model S, os engenheiros trabalhavam em uma tenda improvisada na fábrica da SpaceX, outra empresa Musk, e trabalhavam em turnos ininterruptos, ou seja, o primeiro grupo trabalhava o dia inteiro até as nove da noite, quando então chegava o segundo grupo e trabalhava a madrugada inteira.

Por falar em SpaceX, recentemente, o mundo ficou estarrecido ao assistir o lançamento do foguete Falcon Heavy, especialmente as fantásticas imagens do pouso simultâneo dos dois foguetes de apoio ao lançamento do foguete principal.

Porém, o que mais me impressionou foi ver o escritório da SpaceX lotado de funcionários e eles vibrando como uma torcida de futebol apaixonada. A cada fase do voo do foguete eram aplausos, lágrimas e abraços.

Mas o que faz os funcionários do Elon Musk tão engajados?

Lição 1 - Procure os melhores dos melhores

Primeiramente, Elon sabe o valor de ter profissionais excelentes. Na Tesla há um ditado que diz:

Um grande engenheiro substitui três medianos.

 Depois, estando cercado das pessoas certas, Elon faz de tudo para desenvolvê-las.

Outra coisa que Elon costuma dizer em suas empresas para motivar os funcionários é:

Aqui é um lugar onde estamos fazendo as coisas, não falando sobre elas.

Para isso, ele sempre procura por pessoas com mentalidade do crescimento, que pode ser definida como uma convicção pessoal de constante descoberta.

Lição 2 - Empodere essas pessoas

Ele sabe que os negócios mais valiosos das próximas décadas serão desenvolvidos pelos empreendedores que empoderarem as pessoas, mantendo sempre o objetivo de evitar que elas se tornem obsoletas.

É importante recompensar não só o esforço, mas o aprendizado e o progresso, bem como é fundamental enfatizar os processos que geram esses resultados, como buscar ajuda de outras pessoas, tentar novas estratégias e capitalizar os contratempos para avançar efetivamente.

Sobre esse aspecto, Elon Musk adota também uma frase marcante:

Falhar é uma opção aqui. Se você não está errando, não está inovando o suficiente.

Com isso, ele premia as pessoas que tem a mentalidade de crescimento, ou seja, que sabem a melhor forma de lidar com a falha. Eles se recuperam facilmente, ao invés de ficarem tristes e devastados pelos menores contratempos.

Essas pessoas acreditam que suas qualidades e habilidades podem mudar e também que elas podem se desenvolver naquilo que se propõem (com estudo, trabalho duro, boas estratégias e feedback, por exemplo) e, por isso, colocam mais energia no processo de aprendizado, não perdem tempo com lamentação e alcançam melhores resultados.

Lição 3 - Dê a elas desafios que valham a pena

Por fim, Elon tem propósitos objetivos e monta sua equipe com pessoas que tenham paixão por realizar, que tenham a convicção de que ainda há infinitos segredos para se descobrir e que só se consegue achá-los se procurá-los.

Ao compartilhar uma cultura assim, Elon Musk consegue mobilizar seus times para que eles apostem junto com ele na ideia de que a recompensa maior será consumada somente depois de resultados obtidos.

Conclusão

Dessa forma, se você quer alcançar resultados extraordinários como as empresas do Musk e de vários outros empreendedores do Vale do Silício, monte equipes com uma mentalidade de crescimento.

Primeiro, só contrate gente boa.

De maneira geral, todo empreendedor quer um time muito bom, que seja completo, tenha o conhecimento do mercado, do produto e do cliente, uma atitude empreendedora e que pense grande.

Porém, esse é o maior desafio para uma startup, pois muitas vezes profissionais com essas qualidades estão empregados em grandes companhias.

Não tente convencer aqueles que estão acomodados sob o cobertor de uma marca, um cargo ou benefícios.

Lembra da história do Kevin Systrom, que não aceitou as seguidas propostas do Zuckerberg para trabalhar no Facebook e continuou trabalhando em uma cafeteria em Palo Alto até que conseguisse fundar o Instagram? O que você acha que Zuckerberg viu nele para insistir tanto nos convites? Mark sabia que Kevin era “o cara”. Que tinha algo a mais.

Procure por aqueles que sonham mais alto, que não se conformam com o estado atual das coisas e que comprem a sua ideia, o seu projeto.

Não basta ser bom, procure por aqueles que tenham brilho nos olhos.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos