Montes Claros a um passo de possuir uma unidade do Observatório Social

Montes Claros a um passo de possuir uma unidade do Observatório Social

Na última quarta-feira, 24 de janeiro, foi definida uma comissão para coordenar a instalação do Observatório Social do Brasil em Montes Claros. A iniciativa da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros ganhou força com o apoio de outras entidades e da sociedade civil. A instalação do OSB representa mais que economia e assertividade no trato com a coisa pública, significa gerar mais emprego e renda a partir de uma maior transparência no processo de compra.

A Comissão de Organização do Observatório Social foi constituída com a coordenação geral de Edenilson Durães, 1º Tesoureiro da ACI; Jacquelline Andrade como articulação institucional, Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade - CRC; na parte de legalização, representando o Sindicato das Empresas de Consultoria, Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e Empresas de Serviços Contábeis no Estado de Minas Gerais – SESCON MG, Regina Gomes dos Santos, Diretora Regional; na operacionalização, Pávilo Miranda, membro do Conselho de Administração da Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas – ADENOR; e a parte da sustentabilidade será coordenada por Haroldo Morais Lopes, Secretário Executivo da Fundação de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Agropecuária Norte Mineira - FUNDETEC).

Edenilson explica que “a partir de agora, as subcomissões de Articulação Institucional, Legalização, Operacionalização e Sustentabilidade vão trabalhar para cumprir os seus objetivos, conforme as orientações do Observatório Social do Brasil. Quando forem concluídas, o OSB Montes Claros estará regularizado e iniciando as suas atividades”.

Atualmente são 110 unidades em funcionamento, outras 52 cidades estão em processo de instalação e, somente em Minas, 85 municípios estão interessados. A primeira reunião na cidade, aconteceu no dia 07 de novembro, com a presença de diversas lideranças. Durante o Congresso da Federaminas, no dia 25 de novembro, Ney da Nóbrega Ribas, presidente da rede Observatório Social do Brasil, reuniu pessoalmente com Edenilson, Dr Newton Figueiredo, presidente da ACI e o presidente da Federaminas, Emílio Parolinni. Desde então, a articulação para criar uma unidade em Montes Claros avança.

Dr. Newton Figueiredo diz que “as leis existem, porém, precisamos estar atentos para que elas sejam cumpridas. Qualquer cidadão interessado em “controle social” da administração pública, pode e deve participar da OSB Montes Claros”.

Sobre o OSB

Cada Observatório Social do Brasil é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude: em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social.

Atuando como pessoa jurídica, em forma de associação, o Observatório Social do Brasil prima pelo trabalho técnico, fazendo uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos. Mais informações pelo telefone 38 – 2101 3303 ou na ACI de Montes Claros.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Nágila Almeida

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos