Motivação e perseverança

Motivação e perseverança

Um dos grandes aprendizados da vida é saber que desistir nos obstáculos que a vida nos apresenta é o único caminho que não devemos trilhar. Várias são as experiências no dia-a-dia em que literalmente achamos que vamos desfalecer devido a tantos desafios e tantas adversidades que se apresentam na vida. Digo isso, quando nós estamos empenhados em trabalhar e fazer algo inovador. É óbvio que pessoas acomodadas e que não buscam alcançar objetivos, não vão ter essa sensação. Porém os acomodados terão em um futuro próximo uma colheita vazia, pois não semearam absolutamente nada.

A questão a ser debatida neste artigo é o fato de que após não desistirmos e prosseguirmos, mesmo com medo e estando perplexos, teremos sim resultados satisfatórios e isso será um treino constante. Em uma próxima situação adversa o medo e a perplexidade não serão tão evidentes e se vierem, serão administradas de uma melhor forma.

Como engenheiro civil traço planos diariamente sobre o que irei fazer no próximo dia. Listo em minha agenda e me motivo em saber que tenho força e capacidade para buscar alcançar essas metas.

No dia em que tenho que cumprir as metas, os problemas crescem e geralmente outros problemas aparecem, o conflito interior vem com aquela vontade de sair correndo e desistir. Porém, mesmo que não haja a resolução de 100% de tudo que tinha planejado, o fato de não desistir gera no fim do dia uma sensação de dever cumprido e motivação para que no outro dia me supere mais e busque resolver os problemas que ficaram pendentes.

Resumindo, a motivação para encarar os desafios e a sensação no fim do dia de que foi feito de tudo para que os problemas fossem sanados, nos traz fôlego para viver e nos traz prazer para encararmos cada dia. Minha expectativa, para você leitor é que independente do problema que tenha a enfrentar, lute com motivação e administre os conflitos. Cada não desistência de seus ideais planejados é o início da construção da sua vida profissional, pessoal e de seu futuro, por mais que no momento não pareça. Podemos sim mudar os planos mal traçados, mas não devemos em hipótese alguma desistir de lutar e vencer. Arrumar a rota da vida que estava equivocada e prosseguir em frente também é não desistir.


Cláucio Marcos S. do Vale

Agile Coach Senior na NTT DATA | Business Agility

7 a

Excelente texto..

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Tércio Auzier de Souza

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos