Motivação e Trabalho em Equipe
Um dos grandes desafios para as lideranças das empresas é conseguir formas de fazer as equipes trabalharem de forma harmônica e motivadas. A principal dificuldade é identificar qual é o fator que motiva cada pessoa inserida no grupo, o que exige um trato personalizado e ações dirigidas. Estudos mostram que cada pessoa possui um grau de satisfação a ser atingido, que obedece a uma escala de necessidades intrínseca a cada indivíduo, que variam desde as necessidades básicas, passando pelas necessidades emocionais até chegar à auto estima e auto realização, de forma que é importante identificar o agente motivador das pessoas em cada caso para que se chegue ao onjetivo almejado.
Segundo a Teoria desenvolvida por Abraham Harold Maslow (1908-1970), a motivação humana segue uma hierarquia de necessidades, que se inicia nas mais Básicas, passando pela Segurança, necessidades Sociais, Auto Estima e Autorrealização.
A ideia é que um indivíduo não conseguiria atingir um nível superior de realização de forma plena se não tiver atingido os níveis de necessidades mais básicas anteriores. Com base nesta teoria, nem sempre a motivação está ligada exclusivamente a motivos financeiros, porque se o indivíduo já é uma pessoa abastada do ponto de vista financeiro, sua motivação estará mais ligada à realização pessoal e autoestima. Por outro lado, não se pode motivar uma pessoa falando em realização profissional, autoestima ou necessidades sociais/afetivas se esta pessoa não tem o suficiente para suprir suas necessidades básicas, tais como alimentação e vestuário.
Sendo assim, motivação nem sempre exige gastos, e é um desafio para as lideranças corporativas identificar as fontes de motivação de seus colaboradores para assim estimular sua colaboração de forma eficaz, extraindo o máximo de sua simbiose com as empresas, sendo certo que, de qualquer forma, seja a motivação ligada a fatores financeiros ou autorrealização, o reconhecimento profissional é uma forma importante de premiar os colaboradores e motivar a equipe, criando um ambiente saudável e virtuoso na busca pelos objetivos institucionais.