Motivação ou ansiedade ?
Chega o dia de folga. Após uma semana de trabalho o que as pessoas mais querem é descansar. Descansar do que exatamente ?
Analisando o uso do tempo vago de alguns colegas meus, eu cheguei à conclusão que o descanso para a maioria das pessoas não é usado para praticar hobbies ou fazer alguma atividade fora do cotidiano.
Eu descobri que o descanso é só do ambiente competitivo do trabalho, daquela confusão que colocam no seu cérebro todos os dias.
Sabe aquelas conversas que surgem ao longo do dia, onde um colega diz que comprou um carro novo, e outro colega em seguida fala que vem de bike para o trabalho, porque está preocupado com o planeta ? E o outro que e diz ter a última resposta em tecnologia de aparelho celular, enquanto o outro colega diz que tem um aparelho de celular mais antigo porque não se prende ao consumismo. E aquele que fez um "Hello World" em uma linguagem de momento e joga confete para si mesmo, só porque você trabalha com outras linguagens ? Em um ambiente competitivo, as pessoas estão ali para te confundir. É cansativo olhar para todas as direções.
O momento da folga fora do ambiente de trabalho é para fazer coisas prazerosas. Se quer aprender algo novo, que seja por prazer, não por competição. Aquela sensação de estar perdendo tempo - FOMO (Fear Of Missing Out) - é a confusão que àqueles comentários exercem em nossa cabeça durante seu período de descanso.
Alguma vez já acordou de manhã em um dia de folga e sentiu o coração batendo forte para estudar sobre um assunto que comentaram na empresa ? Isso não é motivação. É ansiedade.
A diferença entre motivação e ansiedade, está no porquê de estar fazendo aquilo naquele momento. Quando o coração pulsa forte, te forçando a fazer algo só para não ficar “atrasado” em relação a alguém, é a pulsação da ansiedade.
Suponha que alguém te indique um livro. A pessoa diz que aquele livro você não pode deixar de ler, diz que o autor é incrível e mesmo que você não tenha o hábito de ler, vai atrás do livro "para não ficar para trás". Leitura exige disciplina, e quem não tem a disciplina vai se torturar até o momento em que o assunto do livro não seja mais relevante nas conversas da empresa. Mesmo quem tem o hábito de ler, precisa ficar atento aos primeiros sinais da ansiedade. O primeiro sinal de que não está sendo prazerosa a leitura é quando você pega o livro e pula o prefácio e a introdução. Você não quer “perder tempo”, precisa ler logo. É a ansiedade atuando. Deixa de ser prazer, e vira imposição.
A motivação é diferente, a leitura é feita com calma, concentrada, você percorre as páginas naturalmente de forma prazerosa e se diverte com o conhecimento adquirido. Lê a contra capa, a apresentação do autor, o prefácio, sem pressa, sem competição, sem metas de “ler em um final de semana para não ficar atrasado".
A motivação é um gatilho seu para você. Quando envolve tempo no que você faz, é ansiedade. A motivação não te deixa triste e nem nostálgico, a ansiedade sim.
O coração bater forte pela emoção de uma história do livro ou vídeo é sinal de motivação, é o prazer por estar ali lendo ou assistindo. O coração batendo forte pela correria de tentar terminar logo é ansiedade.
Em tecnologia é fácil cair nessa. Quem trabalha com tecnologia vê posts e vídeos de dezenas de influenciadores. Cada um fala sobre um tema. Já parou para pensar nisso ? E porque você pega para si a responsabilidade de saber todas essas dezenas de coisas ao mesmo tempo? É o seu tempo contra o tempo de todos eles. A energia de várias pessoas contra você. Você tenta acelerar seu ritmo para acompanhar, sai da sua zona de autonomia se exigindo ao máximo por muito tempo, podendo entrar em colapso. Será que tem recuperação depois de um colapso ? Ninguém sabe. Tem gente que trava totalmente, tem AVC, morre. Na dúvida, fique na defensiva. Descubra se seu coração bate por motivação ou ansiedade. Corte o que te faz mal e aumente o que te faz bem. Escolha o seu caminho e dedique-se a isso, os ruídos das pessoas estarão em segundo plano.
Quem está motivado, está saudável e feliz, com desempenho ótimo nesses primeiros meses do ano. Quem está ansioso, não consegue sair do lugar, e de tanto que dá ouvidos aos outros, está cansado e triste e o tempo percorrido foi o mesmo.
Se cuide !
Engenheiro de dados na Libbs Farmacêutica
4 aExcelente texto!