Motivos para deletar um perfil
Hoje me peguei refletindo nos motivos em que fui rejeitada nas últimas entrevistas. Sabe essa experiência é bem bacana pra aprendermos sobre nós mesmos e sobre o mercado.
Na minha penúltima entrevista o motivo ficou bem claro, o diretor da área não gostou das minhas respostas para as perguntas que ele me fez (por telefone ou seja, nem me conheceu), mesmo quando o gerente (a pessoa que iria trabalhar direto comigo) já tinha gostado do meu perfil e estava quase me contratando.
Na minha última entrevista eu fui eliminada por revelar ao RH minhas pretensões para o futuro, sim, eu deixei claro que minha pretensão era seguir um caminho que era positivo pra mim e que não necessariamente incluía continuar na empresa. Isso foi suficiente para me excluir do processo. Agora fico pensando se a primeira pessoa que me entrevistou e gostou muito de mim teria me contratado se não tivesse que passar pelo crivo de RH e de outras mil pessoas (que incluíam o processo).
Eu paro para pensar que então eu devo adotar o perfil robótico das respostas certas de rh ("eu amo essa empresa, sempre sonhei em trabalhar aqui", ou então, "meu objetivo é me aposentar nessa empresa") para ser contratada e não falar o que eu realmente tenho intenção de fazer. Quando que as empresas brasileiras vão valorizar as intenções genuínas de um indivíduo pelo que ele é e não apenas ver se ele está falando o que eles querem ouvir naquele momento... que modo infantil de lidar com contratações, achei que no século 21 isso já tinha passado.
Sinceramente, vou continuar com as minhas respostas genuínas pois se eu seguir a cartilha vou acabar contratada por uma empresa que não valoriza de fato as pessoas e vou me arrepender no primeiro dia de trabalho.