MPMEs

Falar de Empresas de pequeno porte é falar diretamente de desenvolvimento social, geração de emprego e distribuição de renda. Essa é uma fatia considerável do mercado empreendedor e que merece maior atenção e empenho por parte do meio acadêmico em suas pesquisas e trabalhos de monografias (TCC) e do setor publico nas suas políticas para incentivo a inserção de profissionais recém formados nesse nicho de mercado a fim suprir as necessidades e carências de informações que dê subsídio nas tomadas de decisões que impactam na saúde financeira e também na perpetuidade das empresas através da criação de incubadoras capazes de atender maior número de MPMEs em moldes diferentes do que realiza o SEBRAE atualmente. É um mercado que carece de tecnologia de ponta (sistemas integrados) devido seu altíssimo custo de implantação e manutenção e que faça o trabalho de processamento de dados e emissão dos relatórios gerenciais em tempo real. Entretanto, em contra partida, o mercado das MPMEs possuem uma enorme capacidade de absorção de mão de obra especializada capazes de aplicar ferramentas gerenciais em todos os setores da empresa. Pode-se dizer que são laboratórios de formação profissional pós-acadêmico, uma extensão acadêmica pouco explorada tendo em vista sua capacidade de absorver esses profissionais recém formados e que, por obra das instituições de ensino, são preparados para o mercado das grandes corporações e esses acabam por buscarem suas oportunidades nessas grandes empresas na grande maioria dos casos. Outro fator que limita o alcance desses formandos nas empresas de pequeno porte é a resistência dos empreendedores em disponibilizar aos técnicos e bacharéis a oportunidade para que os mesmos possam colocar em pratica seus conhecimentos acadêmicos e com isso ajude a solucionar problemas cruciais que determinam sua sobrevida nesse mercado de alta competitividade.

 

O papel desempenhado pelas pequenas empresas na economia tem sido ressaltado em uma época de transição, ruptura e crise. Apresentada por alguns como uma provável solução para o problema de níveis crescentes de desemprego ou como um modelo de flexibilidade em uma economia globalizada a pequena empresa tem aparecido como temática constante de discussões e objeto de políticas de incentivo e proteção. 
Nos meios acadêmicos, o reflexo desse contexto tem-se sentido no aumento no número de trabalhos voltados à análise da problemática das pequenas empresas, antes bastante escassos. (KASSAI, Silvia)

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-92511997000100004

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos