MTR CONECTA #3ªEDIÇÃO
MTR CONECTA #3ªEDIÇÃO
17 de março de 2023
Contratação de solar e eólica no ACL caiu 30% em 2022, diz consultoria
O volume de energia solar e eólica contratada no Ambiente de Contratação Livre no Brasil em 2022 caiu 30% na comparação com o montante negociado no exercício anterior, conforme mostra estudo divulgado este mês pela consultoria Clean Energy Latin America. A proposta do estudo, que ouviu entre janeiro e março de 2023 as principais geradoras de renováveis com informações de contratos de longo prazo, é trazer um panorama do segmento de PPAs de solar e eólica no ACL.
(CANAL ENERGIA)
Leilões de transmissão devem impulsionar investimentos de R$ 50 bilhões na economia
O setor enfrenta atualmente um grande déficit em sua infraestrutura de transmissão de energia, principalmente em relação aos parques de energia eólica e solar atualmente em construção. A expectativa é que essa deficiência persista até 2030. Com isso, estão previstos quatro leilões para aquisição de novas linhas de transmissão de energia, que ligam esses parques eólicos ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Esses leilões, previstos para junho, julho, outubro e dezembro, têm atraído grande interesse do mercado pela importância da infraestrutura de transmissão e pelas oportunidades de investimento que ela apresenta, com a EPE estimando um investimento de cerca de R$ 50 bilhões.
(PORTAL CLICK PETROLEO E GÁS)
Distribuidora investe em joint ventures para oferecer soluções para grandes usinas
O grupo MTR Solar, empresa do segmento de distribuição de equipamentos para usinas de minigeração, investiu em duas joint ventures, focadas na produção das fábricas para projetos da empresa. Uma das iniciativas se dedica a fabricação de estrutura fixa e sistema de tracker utilizados nas usinas de solo, com a empresa Arcol. A fábrica tem 10.000 M² e é equipada com máquinas de construções metálicas. Já a segunda é a divisão responsável por fornecer equipamentos para a parte elétrica da usina solar, criada a partir de uma joint venture com a empresa ITCE, fabricante de skids e painéis elétricos. O grupo MTR Solar ainda conta com outras três subsidiárias que atuam nos setores de logística, importação e automação.
(PORTAL SOLAR)
Assinatura de energia solar ainda é vantajosa na conta apesar de novas regras
Deixe o sol pagar a sua conta”. O slogan atrai e não mente: é mais ou menos assim mesmo que funciona a assinatura de energia solar. O cliente assina o serviço, paga um valor mensal e recebe créditos, que são usados como desconto na conta de luz. Minas é o segundo Estado brasileiro com maior potência instalada de energia solar em telhados e pequenos terrenos, com 2,4 gigawatts em operação. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), há atualmente mais de 1,7 milhão de sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede.
(JORNAL O TEMPO)
Energia solar corresponde a 11,6% da matriz energética brasileira
A energia solar, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), ultrapassou a marca de 25 gigawatts (GW) de potência em fevereiro. Segundo a associação, a energia solar corresponde a 11,6% da matriz energética do país. O levantamento considerou usinas solares de grande porte, sistemas de geração própria de energia em telhados, fachadas e pequenos terrenos.
(JORNAL HOJE EM DIA)
Recomendados pelo LinkedIn
Nova lei vai permitir vender energia solar aos vizinhos
A proposta de alteração legislativa relativamente à arquitetura do mercado europeu de eletricidade foi apresentada pela comissária da Energia Kadri Simson e o objetivo principal é controlar os preços da energia. Algumas das medidas para alcançar esse objetivo será por exemplo a “regulamentação de preços” que terá grande significado em situações de crise, no entanto existem outras tipologias de medidas para acelerar as energias renováveis e diminuir a utilização do gás no processo de produção de eletricidade.
(PORTAL ENERGIA)
Colômbia publica regras com obrigações para energia solar e eólica
O regulador colombiano do setor de energia, Creg, publicou a metodologia de cálculo da taxa de confiabilidade para geradores de energia solar e eólica com obrigações de energia. A resolução vale para operadoras de usinas com compromissos já existentes e que queiram participar de futuros leilões.
(BNAMERICAS)
Rio terá usina solar capaz de gerar energia para abastecer 45 escolas e 15 UPAs
Uma parceria público-privada vai permitir a instalação de uma usina solar com mais de onze mil placas fotovoltaicas em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, transformando a radiação solar em eletricidade. Na área havia um aterro de lixo desativado há quase 25 anos. O custo total do projeto é de 40 milhões, totalmente assumido pela iniciativa privada. O começo da operação do sistema está previsto para o início do ano que vem e promete gerar energia suficiente para abastecer 45 escolas municipais ou 15 Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), além de representar uma economia de 20% aos cofres da Prefeitura.
(RADIO TUPI FM 96.5)
OAB implanta projeto de energia fotovoltaica nas Subseções
A Seccional do RS da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) está executando o projeto de tornar sua geração de energia completamente limpa. A medida, que contemplará todas as subseções do Estado, traz, além da preocupação ambiental, sustentabilidade ao futuro econômico das subseções. A implantação do sistema de energia fotovoltaica faz parte do plano de ação do Programa de Otimização às Subseções (POS), que tem entre seus objetivos trazer formas de economia financeira para os núcleos da Ordem gaúcha.
(JORNAL MOMENTO)
Energia solar ganha vez na avicultura brasileira
O custo com energia na produção avícola é considerável, podendo chegar a 35% do custo total de produção, ou até 20% se for considerada apenas a energia elétrica, de acordo com a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep). Entretanto, como nos últimos anos a energia elétrica no Brasil tem tido elevação de preços, muitos produtores têm buscado alternativas para diminuir esse custo da produção de ovos e de proteína de aves. Entre as alternativas estão a instalação de usinas eólicas e fotovoltaicas, ou a instalação de biodigestores para produção de biogás a partir da matéria orgânica dos dejetos das aves, chamada de cama de frango.
(PORTAL RONDON)
________________________________________
*Produzido e elaborado por MTR SOLAR/ 2023
Somos energia em movimento.