Mudança de carreira ou mudanças na carreira: escolha o melhor caminho a seguir

Mudança de carreira ou mudanças na carreira: escolha o melhor caminho a seguir

Muita gente pensa que fazer uma mudança em sua trajetória profissional exige um esforço demasiado e acaba desistindo. Não se sente em condições de mudar de área e partir para um caminho novo. 

Mas nem sempre é preciso fazer uma mudança radical. Às vezes a mudança é na carreira que já se construiu, ou seja, seguindo a mesma área de origem, mas percorrendo novas trilhas. 

Um advogado tributário pode buscar uma transição em sua carreira para a área do direito ambiental, por exemplo. Não precisará, em um primeiro momento, deixar a atuação na área tributária, mas poderá, aos poucos, ir se aperfeiçoando nas questões relativas à legislação ambiental, participando de grupos de advogados que atuam nessa área, experimentando essa nova forma de atuar. 

Também é possível fazer uma nova escolha profissional e optar por uma mudança de carreira, isto é, uma nova profissão. Outro caminho é buscar um talento que estava adormecido, ou retomar algo que se gostava de fazer nos primeiros anos de carreira ou um sonho que ficou esquecido. 

Enfim... são inúmeras as possibilidades. 

Tudo depende do que a pessoa tem como metas para sua vida. Planejar é o primeiro passo em direção à realização de uma mudança de carreira ou na carreira. E é fundamental estudar a nova área ou segmento que se pretende ingressar, conversar com pessoas mais experientes nessa área ou segmento, conheça histórias inspiradoras. 

Mudar nunca é fácil, mas o primeiro passo é sempre mais difícil. Entenda o motivo que te leva à mudança e busque apoio no planejamento para a transição. Aproveite os períodos de férias para uma reflexão. 

Mudar de carreira ou na carreira é como mudar de casa, você precisa conhecer seu novo bairro e vizinhança. Lembre-se também que haverá um período de adaptação - como toda e qualquer mudança que fazemos na vida. 

Não pense na idade como um fator limitante, pois nunca é tarde para mudar. Mas não haja por impulso, às vezes pode ser apenas uma crise profissional passageira e uma mudança de emprego ou de foco bastam para dar um novo gás na carreira.

_

Angélica Dalla Rosa

Engenheira, Coach e Consultora de Carreira

Siga meu perfil no LinkedIn clicando aqui.

Lucas Costa

Consultor de Vendas Sênior | Servier do Brasil | Indústria Farmacêutica | Divisão Hospitalar | Oncologia | Doenças Raras | Desenvolvimento Profissional

2 a

Parabéns pelo artigo Angélica, simples mas direto ao ponto, nem sempre é a carreira que devemos mudar, as vezes falta um pouco de tempero e pronto, tudo volta ao bom normal. Mas se a questão for a mudança, aí precisa de muito planejamento e força de vontade, sair da zona de conforto é dolorido, os ganhos secundários nos seguram.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Angélica Dalla Rosa

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos