Mudança de Hábito

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Em nossas inquietudes sempre vem o desconforto de como estamos longe de um modelo de gestão que seja transformador. As organizações timidamente traçam objetivos, porém são ambíguos e o resultado como é de se esperar não leva a nada.

Nota-se que sem coragem e fôlego para mudar ficamos pavimentando trilha de vaca. Sem inovação e criatividade, a competição fica limitada em commodities, sem nenhuma estratégia lastreada no conhecimento. Ou seja, falta a percepção moderna que esse é um fator estratégico para o avanço.

Algumas ações isoladas e desconectadas são iniciadas, gerando bolhas de esperanças, que na realidade ficam apenas no ibope de quem teve a iniciativa, o que demonstra uma fragilidade ainda maior organizacional, levando-se em consideração que uma cultura forte, organizada e institucionalizada, não necessita de protagonistas para se mobilizar e avançar.

Ou seja, a desorganização interna das empresas é seu grande indicador de fragilidade, dando espaço para uma minoria de funcionários se apropriarem da organização como se ela fosse sua, e um exército conformado assiste de camarote, para no final repetir a expressão “eu sabia que não ia dar em nada”, sem perceberem que a conta aparece e ela será compartilhada.

Fiquem atentos, os verdadeiros riscos são aqueles ocultos por trás da maquiagem de um novo modelo sem sustentação, e infelizmente sem liderança talentosa que além da precisão mental, traz em seu bojo a coragem e a persistência para movimentar toda a organização com objetivos e estratégias bem claras, sem dourar a pílula, entendendo a empresa e as pessoas, e com habilidade para fazerem com que entendam qual o negócio da empresa e os riscos inerentes, com os pés fincados no chão, sem contudo deixar se abalar pelos obstáculos e com a determinação de executar a estratégia aconteça o que acontecer.

Finalizando, fica a constatação recorrente que conhecimento sem coragem é ineficaz, precisamos de pessoas capazes de se adaptar às circunstâncias adversas e não de pessoas que se escondem atrás do muro das lamentações, se opondo a tudo.

Mudança de Hábito

#Novos Modelos Mentais


Concordo. A maioria das estratégias e novas visões de futuro são definidas por um pequeno grupo que muitas vezes, não representa a real vocação da instituição. Vocação essa, que só pode ser descoberta por meio da identificação das vocações individuais das pessoas. Não há mudança de rumo sem a participação consciente de todos.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos