MUDANÇA de HÁBITOS
Mudar hábitos é acessível a todos. Para isso, você precisa de dois ingredientes importantes: escolher uma mudança que é consistente com os seus valores, e treinar até que se torne um hábito. Um pouco mais.
Nada é "obrigatório" para sempre, nem mesmo a escolha como um hobby, profissão ou local de residência. A ideia de que podemos ser quem desejamos ser, experimentar novos esportes, aprender outras culturas, experimentar todos os pratos têm outros círculos de amigos ... transforma uma vida estagnada nas mais ricas e variadas oportunidades de vida.
O cérebro é plástico. Pessoas evolucionam, queremos mudar, crescer internamente, e somos treinados para isso. Longe vão as teorias sobre a morte de neurônios e os processos cognitivos degenerativas. Hoje sabemos que os neurônios geram novas conexões que permitem continuar o ciclo de aprendizagem até o dia da nossa morte. Essa "Plasticidade cerebral" mostrou que o cérebro é uma esponja, moldável, e vai continuamente reconfigurar o nosso mapa mental. Isso falou William James, um dos pais da psicologia, em 1890, e hoje todos os neuropsicólogos confirmam as mesmas teorias.
O interesse próprio para querer mudanças em seus hábitos, atitudes e motivação, bem como sair da zona de conforto, convidam o cérebro a reorganização constante. Esse processo está sempre presente em pessoas desde o nascimento até a morte.
Nesta sociedade impaciente com base em uma cultura de "Eu quero tudo já e sem esforço", mudança de hábitos tornou-se um calvário. Não é porque é difícil, mas por não dar-lhe espaço suficiente para transformá-lo em um hábito. Já lhe aconteceu alguma vez com você ao começar uma dieta, as primeiras semanas são mais difíceis de trilhar que quando já consegui por longo tempo? É devido a este processo. No começo seu cérebro faz lembrar do que automatizou, costume das "guloseimas" , comer doce ou não praticar exercícios, até que " se educa" e acaba com a aquisição de novas regras e formas de comportamento com os alimentos.
"Todo homem pode ser, se ele tentar, escultor de seu próprio cérebro "
Santiago Ramon y Cajal
A neurogênese é um processo pelo qual se geram novos neurônios. Uma das atividades que retardam o envelhecimento do cérebro é a atividade física. Sim, não só devem praticar exercício para os benefícios emocionais, como o bem-estar e redução da ansiedade, ou ser mais atraente e forte, mas porque seu cérebro vai permanecer jovem por mais tempo. Um estudo realizado pelo Dr. Kwok Fai-lo, da Universidade de Hong Kong, o funcionamento correlacionado com a neurogênese. O exercício ajuda a divisão das células "mães", que são conducentes à emergência de novas células nervosas.
Há outras práticas como a meditação, o tipo de alimentação ou atividade sexual também favorecem a criação de novas células nervosas.
Uma vez que o cérebro é estimulado reorganização ao longo da vida, não uma única etapa em que as pessoas não podem aprender algo novo, a idade de aposentadoria não marca um declínio, ou fez 40 anos ou 50 anos deve ser deprimente. Qualquer pessoa com um interesse e aptidão em algo que você tiver sorte, você pode aprender, treinar e se tornar perito independente da idade. Se você é daquelas pessoas que têm dedicado toda a sua vida a uma profissão que viveram razoavelmente bem, mas ficaram com o mel nos lábios para não estudar antropologia, história, Exatas, artes plásticas, o que quer, você pode começa agora. Não há limite de idade ou tempo para a aprendizagem.
Não deixe que sua idade ponha limites quando seu cérebro está preparado para tudo. A mente é constantemente renovada graças à plasticidade neuronal.
Até recentemente, pensava-se que modificar e automatizar um hábito necessário 21 dias. Demasiado optimismo! Um estudo recente realizado por Jane Wardle, da University College London, publicado no European Journal of Social Psychology, afirma que para converter um novo objetivo ou actividade em algo automático, sem que pra isso tenha que puxar a força de vontade, precisamos de 66 dias .
Honestamente, quem se importa que sejam 21 ou 66 ! O interessante é que podemos aprender, treinar e mudar o que nós escolhemos e desejamos. O número de dias é relativo. Depende de fatores como a persistência, perseverança, habilidades, variáveis psicológicas de personalidade e interesse. A mudança gira em torno de dois meses e algo mais. O que são dois meses para o ciclo de vida? Nada. Leva tanto tempo para ser capaz de fazer a mudança que queremos. E isso nos torna livres e poderosos
Quem tiver interesse em conhecer os "10 passos para incorporar um Novo Hábito" deixe seu comentário e mail que com prazer compartilharei.