Mudança de Hábitos

Mudança de Hábitos

Recente pesquisa realizada por Creditcards.com, feito em Junho 2020 nos EUA, apontou que consumidores norte americanos não devem retornar tão cedo aos mesmos níveis de gastos pré-pandemia. Mais de 40% dos pesquisados disseram que não pretendem gastar com cinema, shows ou ir à estádios para assisitirem esportes ao vivo por enquanto e, segundo Bloomberg e MorningConsult, mais de 50% não pretendem voltar a frequentar bares e restaurantes como faziam antes. Principal motivo é o medo de se contaminar com COVID-19. Mas mais que isso, aprenderam a viver sem esses tipos de gastos. Estão mais propensos a fazer exercícios em casa ou ao ar livre, que pagarem mensalidade de uma academia, a cozinhar em casa que comer fora todos os dias, por exemplo.

Por outro lado, quase 60% dos entrevistados estão dando mais gorjetas que davam antes da pandemia, comprando de pequenos negócios locais e pagando por serviços mesmo que esses não possam ser prestados, simplesmente por reconhecerem a importância das pequenas empresas e quererem auxiliá-las. Cuidados com as crianças e com a casa também são itens que mereceram destaques entre os gastos que aumentaram nesse período.

Esta preocupação com as pequenas empresas se mostra bem patente em estudo também recente feito pela American Express Data, onde 60% dos donos de pequenos negócios nos EUA disseram que necessitam que os gastos dos consumidores retornem aos níveis pré-pandemia até o final do ano de 2020 para viabilidade financeira de seus negócios.

Imagino que no Brasil, mesmo sem haver esse tipo de pesquisa, a situação deva ser bem parecida.

Adriana Lima

Estou no meu ano sabático

4 a

Concordo...ou talvez a recuperação ainda um pouco mais lenta.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos