Mudanças climáticas?
Dá-se o nome de mudança climática às alterações nas características do clima e da temperatura do planeta que possuem efeito de longo prazo e são influenciadas pela ação humana. Alguns poderiam perguntar, mas isso não é normal?
A resposta é não. A variabilidade climática é um fenômeno natural causado pelas interações entre elementos e fatores naturais presentes no ambiente. Mas a mudança climática é diferente da variabilidade climática e apresenta padrões de mudanças impostas ao ambiente natural pela ação humana.
Embora ainda haja aqueles que não acreditam na existência das mudanças climáticas, as evidências científicas são bastante robustas e podem ser observadas no gráfico ao lado, desenvolvido pela BBC.
O fato que se pode observar é que desde a Revolução Industrial (1850) a temperatura média da Terra tem aumentado e atualmente já está na casa de 1,1 ºC.
Mas e quem disse que esse aquecimento é culpa da humanidade?
No próprio gráfico apresentado acima há a comparação feita por modelos computacionais em relação ao que se esperava do clima considerando apenas fatores naturais (linha azul) e o que se observa do clima atualmente considerando-se tanto fatores naturais como humanos.
Além disso, o CO2 da atmosfera no passado (quando os fatores naturais eram mais relevantes que os humanos) não ultrapassava 300ppm, mas após a revolução industrial, com a aceleração dos processos de queima de combustíveis fósseis, os níveis foram crescendo e atualmente está em 420ppm.
Mas e quem disse que esses modelos computacionais estão corretos?
Os modelos computacionais são construídos a partir de dados coletados de troncos de árvores e geleiras. Eles se baseiam em dados históricos de cerca de 800 mil anos e são muito precisos em prever as alterações anteriores a 1850, quando a atividade humana de queima de combustíveis fósseis se tornou mais recorrente, devido às ações da revolução industrial.
Além disso, os modelos têm sido capazes de prever a evolução das temperaturas observadas e mesmo assim têm sofridos constantes atualizações quando se identifica novos elementos capazes de interferir nas previsões, como foi o caso, por exemplo, das erupções vulcânicas ocorridas a partir de 2000 e que ajudaram a temperatura não subir tão rápido, devido à capacidade das partículas de refletir a luz do sol.
Portanto, embora os modelos não sejam perfeitos (nunca serão) eles são muito bons para gerar previsões.
Recomendados pelo LinkedIn
Mas acabar esse artigo, é importante falarmos um pouco sobre o ciclo do carbono e como ele afeta o clima.
Esse desenho que encontrei no portal Educação de Goiás, ilustra bem alguns aspectos.
Primeiro é interessante observar a luz do sol.
Quando ela chega na atmosfera pode ser refletida pela atmosfera (principalmente pela camada de ozônio) ou penetrar na atmosfera.
Quando ela penetra na atmosfera pode ser absorvida por partículas e gases presentes na atmosfera ou pode tocar o solo e os oceanos.
Parte da energia que toca o solo e os oceanos é absorvida e transformada em calor. A outra parte é refletida e tende a volta ao espaço.
Mas quando a concentração de gases de efeito estufa é alta na atmosfera essa energia que seria devolvida ao espaço acaba sendo absorvida pelos gases em suspensão, contribuindo também para ampliar as temperaturas na terra.
Atividades humanas como as queimadas, a utilização de CFC (que destrõem a cama de ozônio que ajuda na reflexão das luzes solares), queima de combustível fóssil etc contribuem para o aumento da temperatura por aumentarem a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera.
Qual é o impacto dos seres humanos no planeta?
As previsões atuais dizem que os níveis de aquecimento pelos quais tem passado a Terra provocarão mudanças significativas no nosso ambiente. As observações já feitas em várias partes do mundo correspondem ao padrão das mudanças que a comunidade científica espera ver com o aquecimento global causado pela atividade humana.
Analista Sênior I MBA - Gestão de Projetos I Planejamento e Desenvolvimento de Contratos I Yellow Belt
2 aHannah Galvão 😉