Mudanças são Ininterruptas...
Na semana passada, falei de mudança de carreira e ou de vida. Hoje, falaremos de mudança de uma maneira geral, ou seja, no mundo ao seu redor e que lhe afeta diretamente. A velocidade de mudança não é apenas mais rápida do que nunca, é ininterrupta. Você não pode fazer muito sobre a grandiosidade dessas mudanças, mas a única coisa que você pode fazer é pensar seriamente sobre si mesmo e o que pretende fazer para minimizar o impacto delas em sua vida pessoal e profissional.
Atualmente, com o aumento da turbulência e das mudanças na economia nacional e global, uma pessoa iniciando sua carreira poderá ter vários empregos no decorrer da sua via útil que deve ficar entre as idades de 21 e 65. Claro que as mudanças previdenciárias e a elevação da expectativa de vida poderá alterar significativamente essa informação.
Imagine como o seu trabalho estará daqui a cinco anos desde que o conhecimento em seu ramo de atividade é provavelmente substituído a cada cinco anos, isso significa que vinte por cento do seu conhecimento e sua capacidade em seu ramo está se tornando obsoleto a cada ano. Em cinco anos, você estará fazendo um novo trabalho com novos conhecimentos, habilidades e atitudes. Pergunte a si mesmo: Que partes do meu conhecimento, habilidades e atitudes estão se tornando obsoletas? O que estou fazendo hoje que é diferente do que eu estava fazendo há um ou dois anos atrás? O que você provavelmente vai fazer em um ano, dois anos, três anos, quatro anos e cinco anos a partir de hoje? Que conhecimentos, habilidades e atitudes você vai precisar e como você vai adquiri-los? Qual é o seu plano para o seu futuro econômico e financeiro?
Para se posicionar para o amanhã, aqui está uma das regras mais importantes que você nunca vai aprender: O futuro pertence ao competente. O futuro pertence aos homens e mulheres que são muito bons no que fazem. Se você não está empenhado em melhorar o que está fazendo, você ficará pior.
O mercado é um mestre de tarefas severas. Hoje, excelência, qualidade e valores são elementos absolutamente essenciais de qualquer produto ou serviço, e do trabalho de qualquer pessoa. Sua capacidade de ganhar é em grande parte determinada pela percepção de excelência, qualidade e valor que os outros têm de você e o que você faz.
A solução para o dilema da mudança inevitável e reestruturação é o autodesenvolvimento contínuo. Seu conhecimento pessoal e sua capacidade de aplicar esse conhecimento são seus ativos mais valiosos. Para permanecer no topo do seu mundo, você deve continuamente adicionar ao seu conhecimento e sua capacidade. Você deve continuamente construir seus ativos mentais se você quiser desfrutar de um retorno contínuo sobre o seu investimento. E somente construindo em seus recursos atuais você os para de deteriorar-se.
Diante dessas novas informações, você pode concluir que não basta apenas se preocupar com as mudanças que ocorrem em sua vida. O que fazemos com o ambiente ao nosso redor é que determinará como e onde você poderá chegar. E o mais importante, se manter lá.
Vale lembrar que diante desse ambiente de mudança, fazer nada é fazer alguma coisa.
Joao Reganassi
Coach Executivo e Sócio da JRH consultores associados
joao.reganassi@jrhconsultoresassociados.com