As mudanças são simples ou não?
As mudanças são muito mais normais em nossa vida do que podemos imaginar. Mudanças de áreas na empresa, mudanças de emprego, novas áreas chamando a atenção e fazendo você querer fazer até um novo curso para adentrar àquele novo mundo.
Enfim, o tempo vai passando e muitas oportunidades aparecem em nossas vidas, mas atrás de todas as possibilidades positivas que vêm junto com essa mudança, há também várias interrogações, várias dúvidas e incertezas que infelizmente, não temos como prever se trarão somente consequências positivas, ou se trarão novos problemas para sua vida.
O que acontece na maioria das vezes é o medo da mudança ou das mudanças. Isso porque é típico do ser humano não querer sair da sua zona de conforto. Se começamos a fazer algo e nos adaptamos, não vamos brigar para fazer algo diferente desse formato, nos desgastando e talvez até nos atrapalhando.
A realidade é que as pessoas, principalmente no ambiente de trabalho, querem fazer todas as atividades que são de sua responsabilidade e pronto. Qualquer mudança que aconteça, um problema que venha a atrasar alguma atividade, ter que postergar outra, etc, faz com que muitos “pirem”.
Precisamos ter consciência que não podemos e não devemos ser iguais a um prédio que é construído e não se move, e simplesmente fica ali durante toda a vida. Precisamos entender que não somos seres imutáveis, que tem uma rotina já fixa e tudo acontece de maneira sempre igual todos os dias.
É necessário termos consciência de que precisamos mudar, evoluir, crescer, aprender mais, errar, corrigir erros, arriscar, para que tenhamos sempre novos objetivos. O crescimento na maioria das vezes não depende da empresa ver seu potencial, mas você querer mostrá-lo também. O detalhe é que nas vezes que temos essas oportunidades, achamos que isso é inconveniente e só trará benefício para a empresa. Exemplos claros como oferecer ajuda para alguém do seu setor, já que você tem um tempo sobrando, ajudar alguém de outro setor, tentar aprender um serviço novo, questionar seu gestor se ele não tem alguma demanda para te passar em que você possa ser útil.
Sabe-se que a consciência é de cada um, mas com certeza muitos dos que se destacam no ambiente empresarial que está cada vez mais disputado, são aqueles que não são resistentes às mudanças, que entendem que todas as mudanças podem gerar mais benefícios do que malefícios.
Algo que é muito comum encontrar em currículos é a frase “disponível para mudanças”, porém quando alguma empresa liga oferecendo alguma oportunidade, a pessoa pensa uma, duas vezes e acaba dispensando aquela oportunidade. Acha que é mais fácil e menos arriscado procurar alguma oportunidade dentro de um raio menor.
E aí, você tem tratado as mudanças como algo positivo ou como um bicho de sete cabeças?
Business Development Manager at Fagor Automation
5 aVerdade, muitas vezes nao sabemos o que uma mudanca pode trazer. Temos que acreditar nos instintos e arriscar mais.
Advanced NDT Manager/NDT level 3
5 a"... não a empresa ver seu potencial, mas vc querer mostrá-lo..." Bacana
Sócio-proprietário na Imobiliária Ottoni e linhares Ltda
5 aExcelente artigo!