Mudar é preciso?
Estamos sendo atingidos a todo instante por informações sobre mudanças. Mudanças no mundo do trabalho, mudanças econômicas, mudanças de comportamento e outras. Mas o que significa mudar? Porquê mudar? E de que maneira mudar?
São questões que devemos formular a nós mesmos na busca de respostas que possam nos ajudar a enfrentar esse desafio que nos é imposto e descobrir que ações devemos empreender para identificar a mudança como realmente um processo de crescimento e oportunidades.
Encontramos vários significados para a palavra mudança. Aqui estão alguns: remover, deslocar, alterar, trocar, substituir, transferir, transformar. Qual significado, então, está diretamente ligado a nossa realidade que incentiva a mudança como a melhor forma de responder às mais diversas necessidades que surgem a todo instante?
Optamos pela “transformação”, baseados no aspecto de que mesmo mudando não perderemos nosso foco como pessoa, e sim trabalhando no sentido de nos adaptarmos a novos papéis, situações e ambientes.
Começamos a entender que a mudança é um processo e como todo processo exigirá motivação, comprometimento, paciência, persistência e engajamento.
O porquê mudar está intimamente ligado a cada pessoa e na identificação das necessidades de transformações.
Recomendados pelo LinkedIn
O como realizar essa transformação é que acaba gerando incertezas e dúvidas.
Vamos encarar esse processo como uma fonte de estímulo e um poderoso indicador que é hora de agir.
Devemos lembrar que a mudança não acontece como um “passe de mágica” , que basta só querer e ela se realiza. É preciso existir determinação, investir energia e descobrir qual o melhor caminho a seguir. Não podemos simplesmente aderir às novas propostas e esquecer nossa história de vida que é e sempre será nosso referencial para nossas escolhas e decisões. É nossa bagagem vivencial e é ela que nos dará suporte para administrar e superar nossos medos e incertezas.
Mudar significa estar alerto para as oportunidades, reconhecê-las e saber aproveitá-las.
Precisamos mesmo, quando se trata de mudar, dar o primeiro passo e não ficar se esquivando de tomar uma atitude mais firme e com propósito.
Devemos atuar diretamente no processo, não como meros espectadores aguardando que os acontecimentos se encarreguem de nos direcionar. Devemos influir nessa transformação para que as estratégias escolhidas sejam compatíveis com as expectativas e os resultados sejam efetivamente alcançados
Engenheiro de controle e automação
1 aMuito bom Fernanda, excelente reflexão.
Mudar é importantíssimo, mas é um trabalho árduo.
Comprometido em ajudar empreendedores, empresários e profissionais liberais a aumentar o seu faturamento através da indicação de negócios
1 aSensacional, Fernanda. Esse seu olhar sobre a mudança nos faz refletir muito. Obrigado por compartilhar