MUDAR DE CARREIRA
Pressupõe-se que a carreira profissional seja evolutiva. E quando tal acontece, é fantástico!
Mas e se chega a um ponto e os desafios já não são suficientemente interessantes? Olha para um lado, é mais do mesmo, olha para o outro, e também é mais do mesmo? Uma voz vai sussurrando…E que tal mudar de carreira? Pois é! Equaciona mudar de carreira? Para uns parece loucura, mas para si pode não ser um impedimento.
Uma mudança de carreira exige muita reflexão, moderação e cautela. Mas sim, é possível!
Ao longo da sua carreira, acumula sabedoria, experiência e conhecimento, e todo este know-how, dá-lhe a possibilidade de encarar esta mudança.
Se analisou os prós e contras, tem o apoio da sua família e está preparado para alguns obstáculos, não tem porque não arriscar.
Este tipo de decisão tem impacto em toda a nossa vida, sendo fundamental, uma análise cuidada e exaustiva de prós e contras -em termos pessoais, profissionais e financeiros- que a mudança implica.
Por outro lado, se já está a mudar de carreira, tente evitar outras mudanças simultâneas. Tente manter a sua vida pessoal – a vida familiar, as amizades - o mais estável possível. Estes são os pilares que o vão ajudar a manter a solidez que necessita, nesta fase (e em todas da nossa vida!).
Procure verificar se não está a ser influenciado por terceiros – esta decisão tem de ser racional e não emocional. Não se deixe levar por um momento de emotividade ou ansiedade.
Conheço pessoas, que estando satisfeitas com a empresa onde trabalhavam, efectuaram a mudança dentro da própria empresa, mudando de departamento e funções – analise também esta vertente.
Antes de passar á ação, certifique-se quais são os seus objectivos e o seu plano de ação.
Em consciência e serenidade necessária, dê o passo que considere mais adequado para si.