Mulheres ainda enfrentam os desafios no mercado de trabalho
Menor inserção no mercado de trabalho
De acordo com dados Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) de 2019, em um cenário ainda anterior à pandemia, quase 50% das mulheres pretas no Brasil estavam fora do mercado de trabalho. Quanto mais mostramos o nosso potencial e qualificação, estamos indo contra as estatísticas, fazer uma estratégica de carreira e mapeamento de empresas é primordial.
Dupla jornada, maternidade e carreira
Fazer a junção entre maternidade e carreira é desafiador, mas não impossível, ser transparente com o seu empregador e clientes, alinhe as suas expectativas com a empresa que você trabalha ou vai iniciar, busque oportunidades que tenha flexibilidade de horário e que você tenha condições de entregar os resultados e conseguir conciliar sua carreira, vida pessoal e maternidade.
Síndrome da impostora
A necessidade de ser aceita e de atender aos padrões impostos pela sociedade é algo que faz parte da vida das mulheres em todos os âmbitos, por isso acabamos nos cobrando de forma equivocada buscando agradar ou atingir algo que não é possível. Por isso para enfrentar esses desafios é muito importante fortalecer seu autoconhecimento, saber que você é quem determina quem você é!