Mulheres, como se reinventar no mercado de trabalho acima dos 40 anos.
Fiz esse pequeno texto para abordar um tema que chama tanto a atenção, o mercado de trabalho para mulheres acima dos 40 anos.
Depois que fui demitida por causa da Pandemia comecei a buscar recolocação no mercado de trabalho, pois tenho 43 anos. Em meio a inúmeros currículos enviados prestei atenção em dois em que fui procurada para vaga em aberto. As duas vagas o RH entrou em contato perguntando minha idade e depois disso nunca mais retornou nem mesmo para agradecer o currículo enviado.
Tive a certeza que a idade pesou muito na minha continuação no processo, pois experiência e conhecimento para vaga aberto estava dentro do meu perfil.
Portas de trabalho para mulheres acima dos 40 anos no Brasil são quase sempre fechadas.
Então como se reinventar no mercado para conseguir uma vaga e quebrar esses paradigmas?
Suas atitudes são o mais importantes ao buscar um emprego.
Seja verdadeira, amistosa e valorize suas características.
Estar atualizada com as necessidades da sua área de atuação demonstra profissionalismo e pró-atividade.
Conheça suas competências! Quem tem consciência das competências que pode trazer para o ambiente de trabalho tem vantagem em seleções onde concorre com pessoas mais jovens.
Estude a empresa, pesquise a vaga que está disputando, atualize seu currículo e redes sociais.
No período da Pandemia e desempregada resolvi recriar meu modelo de currículo e perfis nas redes sociais, como estou em casa aprendi a pesquisar as empresas e seus cargos e salários.
Adquirir mais conhecimentos em minha área através de cursos on-line e gratuitos como: FGV on-line gratuito, IBMEC on-line gratuito, SEBRAE, SENAC, Fundação Bradesco entre outros.
Uma gama imensa de opções para enriquecer nosso currículo.
Não de deixe abater. Existe mercado para nós mulheres de 40.
Ainda não alcancei minha vaga mais em breve estarei recolocada no mercado, minha idade não me representa, meus conhecimentos e atitudes sim!
Avante Mulheres!!!!