Mulheres Empreendedoras merecem mais do que parabéns!

Mulheres Empreendedoras merecem mais do que parabéns!

Durante muito tempo me questionei se precisávamos de um Dia Internacional da Mulher, se faria diferença em termos uma sociedade mais justa e com oportunidades para todas as pessoas. Aos poucos fui entendendo a importância da visibilidade e de como esse dia nos permite mostrar as conquistas e possibilidades de muitas mulheres. Reconhecê-las e também inspirar outras mulheres é um movimento que faz diferença!

Por isso, coloco aqui as minientrevistas que fiz com algumas das empreendedoras investidas pela rede da Anjos do Brasil em 2021. Mulheres incríveis que estão construindo startups que resolvem problemas reais!

Pedi a elas que me contassem um ponto relevante sobre usa experiência de captação, a clareza e sinceridade são impressionantes!

  • Nicole Vendramini, co-founder da HOLISTIX, startup que ajuda as pessoas a construírem rotinas mais saudáveis através de mini-hábitos (produtos físicos e digitais).

"É fato que nós, empreendedoras, ainda somos minoria nesse universo. E quando a maior parte do target do seu negócio se identifica com o gênero feminino, a dor do consumidor pode ser incompreendida em ambientes ainda dominados por homens. Com VCs, por exemplo, o cenário de captação pode ser desafiador, mas nossa experiência com anjos foi a melhor possível: a Holistix é a startup que mais levantou capital com anjos no país e a contribuição de muitos deles fez toda a diferença no nosso crescimento. Definitivamente, temos "smart money" dentro de casa, já que tivemos contribuições expressivas - de importação de produtos à gestão de pessoas. O processo de captação é um aprendizado constante e a melhor solução nunca é óbvia: ela depende de ambição, perfil de empresa e momento do negócio. O que é valioso em um momento pode não ser em outro. O que agrega valor a um negócio pode, definitivamente, não agregar em outro. E apesar dos esforços e avanços relativos à equidade de gênero nos mais diferentes âmbitos, os questionamentos mudam a depender do interlocutor: já fomos questionadas se teríamos filhos em breve ou se nossos companheiros realmente estariam dispostos a apoiar nosso sonho. Estudos já mostram que, de modo geral, empreendedoras são mais questionadas sobre questões relacionadas a risco, enquanto seus pares falam muito mais sobre potencial crescimento e impactos positivos de seus negócios. A barra para nós, muitas vezes, aparenta ser mais alta, o que nos exige entregas ainda mais consistentes e saudáveis. O caminho será longo, mas os exemplos de sucesso provam que chegaremos lá - e com louvor.

  • Vitória Oliveira, founder da CONNECTABIL, uma plataforma de recrutamento e seleção focada no mercado contábil e financeiro.

"Fizemos a nossa captação há exatamente um ano atrás, e tive inicialmente uma insegurança muito grande por ser "mulher" já que eu estava unindo dois mercados dominados por homens: tecnologia e finanças. Mas eu confiei no meu propósito, no meu negócio e no que eu havia construindo até ali. E toda essa minha segurança foi transmitida no meu pitch. Não importa o que a sociedade diz, se você está focada no seu propósito e segura do que você tem na mão, as portas se abrirão. Assim como se abriram junto com a Anjos do Brasil, para a nossa primeira rodada."

  • Tatiana Santarelli, founder da TEAM HUB, uma HR Tech de gestão de cultura organizacional. Identificamos a cultura necessária para o atingimento dos objetivos do negócio, mapeamos a cultura instalada, apresentamos o FIT do indivíduo e acompanhamos a evolução cultural.

"Dos meus investidores, tenho o privilégio de ter 50% de mulheres. Ter essas mulheres acreditando no negócio e fortalecendo a rede de apoio é incrível."

  • Jessica Gordon, founder na BEBIDA NA PORTA, startup que entrega bebidas alcoólicas e não alcoólicas na porta da casa dos seus clientes, a preço justo, geladas e em minutos. Desde o início da operação já entregamos mais de 300 mil pedidos para consumidores pelo Brasil.

"Acredito que para o sucesso do negócio e, consequentemente, de uma captação, é fundamental, primeiramente, conhecer o seu mercado de atuação, ter um plano de negócios sólido e capacidade de executar esse plano. A partir disso, penso que ter uma boa execução é o primeiro passo pois, no momento da captação, contra números e fatos não há argumentos. Sabemos que captar exige um nível de dedicação alto do(a) fundador(a) e CEO e, por isso, eu recomendaria que antes de iniciarem as suas captações, estejam primeiramente muito confortáveis com as suas histórias, seus planos de negócios e a sua trajetória de execução pois, inevitavelmente, esses pontos serão decisivos aos investidores quando decidindo prosseguir ou não com conversas. No meu caso, tive contato com o mundo corporativo ainda como estudante no ensino médio e claramente existem mais homens em posições de liderança, seja no mundo corporativo ou em startups mas, no entanto desde que iniciei a minha jornada como empreendedora mulher no Bebida na Porta, ficou claro que mesmo que eu pudesse passar por pré julgamentos e algumas dificuldades pontuais desnecessárias pelo fato de ser mulher, o que importaria seria a minha capacidade em demonstrar a minha essência e segurança no que sou e estou construindo - isso ninguém é capaz de ofuscar e, quando percebido, o gênero não importa; garanto que aliados não faltarão pelo caminho e, no meu caso, tenho o privilegio em ter encontrado alguns investidores que me acompanham de perto e que fizeram e fazem muita diferença na minha história."

  • Liana Chiaradia, co-founder no GUIA DA ALMA, a maior plataforma de Terapias Holísticas do Brasil para melhorar a Saúde Mental nas empresas.

 "Em um cenário, onde em torno de 5% das startups brasileiras têm founders mulheres, estar entre elas é uma grande conquista. Quando eu e meu sócio decidimos captar investimento, no primeiro momento senti bastante insegurança, principalmente em apresentar o pitch, pois vivenciei situações anteriores delicadas de exclusão por ser uma mulher. Porém, como empreendedora busco a constante superação pessoal e profissional e decidi ir em frente, mesmo com medo. Não ter desistido foi a melhor escolha! O ecossistema de startups também está mudando e abrindo espaço para a representatividade. No caminho, encontrei desafios, mas também profissionais dispostos a orientar, excelentes incentivos, mentorias e capacitações. E foi assim que o Guia da Alma recebeu um aporte do Anjos do Brasil e PoliAngels."

  • Raissa Yamasaki, co-founder na FAVO, startup que desenvolve produtos e serviços para transformar nossos clientes nos mais eficientes e melhores cultivadores do mundo através da tecnologia.

"Nós mulheres normalmente sentimos a necessidade de ter excelência em todos os aspectos dos desafios que enfrentamos, porém quando estamos empreendendo (ainda mais em uma startup) o cenário predominante é o da incerteza. Nas captações de investimento da Favo tive que aprender a ter mais confiança mesmo com muitas incertezas e a dividir esse fardo com a minha equipe e meus sócios, e isso me ajudou para muito além da captação de recursos, pois no final das contas toda empresa é feita de pessoas. E para crescer uma empresa precisa de pessoas excelentes e com o compartilhamento de responsabilidades."

Espero que esses depoimentos ajudem muitas mulheres a empreender e captar investimento anjo, que meu post do próximo ano seja tão grande como um livro!


Ricardo Redua Martinho

Captação para Startups (> R$ 10M) | Digital Transformation | Venture Capital | Investment Manager | Investment Board

2 a

👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

Liana Chiaradia

Founder & CMO do Guia da Alma

2 a

Obrigada Maria Rita Spina Bueno. Vamos juntas! Ser empreendedora é desafiador, mas também é incrível. Que cada vez mais mulheres tenham oportunidade!

Vitória Oliveira

Co-Founder & CEO na Connectabil; Host do Podcast "Gente que Conta"; Mentora de Liderança

2 a

Obrigada! Feliz dia das mulheres, para as mulheres da Anjos!

Jessica Gordon

Founder | CEO | Entrepreneur

2 a

Parabéns pelo exemplo de mulher e executiva , inspiração para todas nós!! Maria Rita Spina Bueno

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Maria Rita Spina Bueno

  • Angel Investors and Their Role in Driving Startup Success

    Angel Investors and Their Role in Driving Startup Success

    We'll embark on an exploration of the crucial role that angel investors play in the startup ecosystem, and what…

  • Previsões 2022: de montanha-russa para roda gigante

    Previsões 2022: de montanha-russa para roda gigante

    Os últimos anos têm sido tudo menos óbvios para o mercado de investimento em startups! E para entendermos o que esperar…

    3 comentários
  • Os três pilares de atuação da Anjos do Brasil

    Os três pilares de atuação da Anjos do Brasil

    Sempre achei interessante o fato de o número três ser tão presente no mundo dos negócios. Várias empresas e…

    1 comentário
  • Premiando Investidores Anjo!

    Premiando Investidores Anjo!

    A gente tem visto um crescimento significativo de investimento anjo no país e queremos celebrar esse momento especial!…

    2 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos