Mulheres modernas, dilemas modernos. E como os homens podem participar (de verdade)
A ascensão feminina no mercado de trabalho tem gerado não apenas grande mudança na economia como também no comportamento da sociedade como um todo. O trabalho tornou-se o melhor amigo dessa mulher, só que ela quer lidar melhor com os vários impactos dessa escolha em sua vida.
Em função disso, eu e um colega, o jornalista Claudio Henrique dos Santos, resolveramos compartilhar nossas experiências pessoais e também nossos estudos profissionais aprofundados nos últimos anos no livro Mulheres modernas, dilemas modernos – e como os homens podem participar (de verdade), que está sendo lançado em 14/3 pela Primavera Editorial (176 páginas, R$29,90)
Nós, os autores, somos exemplos da inversão dos estereótipos ainda vigentes em nossa cultura. Eu tenho uma carreira bastante sólida, uma família que amo e estudo o desenvolvimento feminino pessoal e profissional desde 1987. Claudio é o macho do século XXI, um ex-executivo que largou a carreira para assumir o posto de dono de casa e apoiar esposa e filha.
Neste livro, que é o segundo de nossa carreira, apresentamos reflexões, quebramos paradigmas e discutimos caminhos para 16 dilemas modernos, visando inspirar as mulheres de hoje, casadas ou solteiras, e também os homens que fazem parte da vida delas. O resultado desse trabalho é um diálogo maduro, aberto e emocionante, que lança um olhar contemporâneo sobre a questão da igualdade de gêneros. Os 16 dilemas são:
➢ Ganho mais do que ele, tenho mais sucesso na carreira.
➢ Falo muito em igualdade, mas não quero um marido que fique em casa.
➢ Meu marido não quer me ajudar nas tarefas domésticas.
➢ Amo a minha família e sinto culpa por amar também o meu trabalho.
➢ Nosso casamento tinha tudo para dar certo. Só na teoria.
➢ Dono de casa vai virar uma profissão, e posso ser a provedora.
➢ Eu não sei se fiz as melhores escolhas na minha vida.
➢ A nossa criação não serve mais para educar nossos filhos.
➢ Quero mudar, mas tenho medo do que os outros vão pensar.
➢ Discutir a relação está ficando fora de moda.
➢ Adiei demais ser mãe para não prejudicar minha carreira.
➢ Sou bonita, bem-sucedida, só não consigo um namorado.
➢ Uma amiga me alertou que estou me esquecendo de ser mulher.
➢ O homem ainda espera uma mulher do lado dele. Só que ela foi trabalhar.
➢ Conquistei tanta coisa na vida, menos a felicidade.
Temas como a nova relação com o dinheiro e a casa, a falta de tempo para investir nos relacionamentos e a decisão de congelar óvulos, são abordados com bom humor e leveza. Para cada um dos dilemas, buscaramos respostas baseadas em nossas atividades como jornalistas e palestrantes junto aos grupos de liderança feminina. Entretanto, o que dá um toque especial ao texto são as experiências pessoais que narramos no texto, com direito a erros e acertos, sorrisos e lágrimas.
Sem a pretensão de dar fórmulas mágicas de felicidade, Mulheres modernas, dilemas modernos reúne informações práticas para mostrar que homens e mulheres podem ser provedores, cuidadores, educadores e profissionais talentosos, desde que se apoiem.
O lançamento com sessão de autógrafos acontecerá no dia 14 de março, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi (Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232), com início às 19h00. O livro também estará à venda nas livrarias e nos sites delas, assim cono no site da editora Primareva Editorial. Leiam e comentem! Obrigada, Joyce Moysés
Professor
8 aParabéns Joyce Moysés, muito sucesso pra você!
Fundadora
8 aParabéns, Joyce Moysés, por mais esta conquista! Estarei lá! Bj