Multitarefa vs. Multifoco: O Poder da Presença

Multitarefa vs. Multifoco: O Poder da Presença

Nas últimas semanas, tive o privilégio de participar do minthesec, um dos maiores eventos de #segurança e cibersegurança do Brasil. Além das valiosas trocas de idéias com parceiros e fornecedores, reencontrei velhos amigos e colegas com os quais não conversava há muito tempo.

Durante uma conversa com um parceiro, fui interrompido por um colega que estava ansioso para compartilhar as atualizações de sua #carreira e pedir minha ajuda em uma possível recomendação para recolocação. Entretanto, nossa conversa foi abruptamente interrompida por um alerta de mensagem em seu celular. Ele imediatamente se viu absorvido por seu dispositivo, deixando a conversa em segundo plano.

Aquela pausa, que pareceu durar uma eternidade, me fez refletir. Afinal, o tempo que passamos com outras pessoas não deveria ser tão valioso quanto o tempo que dedicamos às nossas telas? Suavemente me afastei e iniciei uma outra conversa, com outro colega, permitindo que ele concluísse suas mensagens. Algumas horas depois, ele retornou à nossa conversa, pedindo novamente a tão esperada recomendação para uma nova oportunidade.

No entanto, isso me fez questionar: se alguém não consegue manter o foco em um assunto tão importante quanto uma recomendação, será que essa mesma pessoa conseguirá se concentrar durante uma entrevista de emprego ou ao assumir uma nova posição? Decidi não interferir em sua busca por um novo emprego, mas a situação me fez refletir sobre a importância do foco.

Não quero dizer que ser multitarefa seja sempre prejudicial; afinal, podemos ouvir um podcast enquanto lavamos o carro ou responder a mensagens enquanto assistimos TV. No entanto, o ponto-chave aqui é que não podemos verdadeiramente concentrar-nos em duas coisas ao mesmo tempo. Trata-se de estar presente de forma genuína, cultivando o foco.

Quando estamos com nossos filhos, engajados em um projeto importante, preparando-nos para uma reunião crucial, ou compartilhando um jantar com a família ou amigos, olhar constantemente para o celular nos desconecta desses momentos. Fisicamente estamos presentes, mas nossa mente vagueia por inúmeros lugares.

Então, a pergunta que fica é: o que é realmente #importante para você? Quais são as #prioridades em sua vida? Refletir sobre essas questões pode nos ajudar a redescobrir o poder da presença e garantir que estejamos verdadeiramente engajados nas coisas que realmente importam.

Aline F.

Enterprise Account Manager @ 200DEV | Connecting people and purposes to leverage business

1 a

Parabéns Evandi. Sua fala foi um corte muito importante dentre todos temas abordados no evento. Parabéns.

Elton Carlos de Souza

CISO | Diretor | Head of Cyber Security | Cyber Security Manager | Privacy and Data Protection Officer

1 a

Muito boa sua colocação, concordo 100%, infelizmente hj o foco principal na vida das pessoas são as "redes", mais importante que a vida real

Alisson Furlan

Advogado Internacionalista/ Contratos/ Inteligência Artificial / Proteção de Dados/ Mentor de negócios/ Cibersegurança/Complience

1 a

Estamos vivendo com obesidade de informações!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos