Mundo Corporativo: O que as suas roupas falam de você?
O modo de se vestir faz parte da expressão pessoal e revela sua personalidade, bem como estado de espírito, atitude, senso estético, intenções, além de comunicar cultura e hábitos de consumo.
No ambiente corporativo, a imagem pode ser tão ou até mais importante que as capacidades que uma pessoa demonstre ao longo de sua carreira, principalmente se seu cargo exige que ela se torne o rosto da empresa.
A importância da escolha da roupa de trabalho adequada
Provavelmente você já ouviu a expressão, ou até mesmo disse, que “a primeira impressão é a que fica”. A popularidade da frase não é à toa: quantas vezes você já não guardou na cabeça a imagem de uma pessoa por conta da roupa que ela estava usando? Pois é! Isso é super comum tanto no mundo corporativo quanto fora dele. Por isso, é necessário tomar cuidado com toda a sua aparência. Para saber mais sobre o assunto é só continuar lendo nosso artigo!
Segundo uma pesquisa desenvolvida em 1971 pelo psicólogo e professor Albert Mehrabian, mais de 50% da primeira impressão que uma pessoa tem de alguém está ligada à vestimenta e o exterior como um todo. Depois disso, existem outras características que também influenciam, tais como postura, expressão, gesticulação e, só depois, o conteúdo.
Looks de trabalho e comunicação de imagem no mundo corporativo
Nos últimos anos, a discussão sobre a importância de se vestir bem no ambiente de trabalho vem ganhando cada vez mais força. Profissionais especializados em dizer o que e quando vestir tornaram-se parte da vida de grandes executivos.
Mas você sabe exatamente a importância de se vestir bem nestes ambientes? Simples: Nossa imagem SEMPRE comunica!!
Essa verdade nos leva a dois entendimentos básicos:
1º - Se nossa imagem comunica, a vestimenta profissional adequada depende muito de como é nossa profissão, o cargo, a função. Exemplificando: você concorda que uma profissional da área criativa de uma agência de publicidade deve comunicar algo diferente do que uma gestora financeira de um banco? E ainda, que deve ser diferente de uma diretora de escola de educação infantil?
2º - A outra questão importante, é que SIM, independentemente da sua atuação ser em um ambiente extremamente informal, o fato de você estar SEMPRE comunicado através dessa imagem, reforça a importância de considerar as suas escolhas de vestimenta. Descaso com certeza não te trará resultado de imagem desejado – e as consequências podem ser desastrosas.
Vamos lá, parece difícil, mas não é:
A primeira etapa é entender como acontece essa linguagem da comunicação. Um dos recursos é a leitura que fazemos através dos elementos de design. Consideramos linhas e formas, cores e combinações entre elas e texturas. Linhas retas, quadrados e retângulos visualmente nos remetem à estrutura, força, poder e assertividade. Enquanto linhas curvas, círculos, formas arredondadas são mais comunicativas, emotivas, femininas e doces. Formas afiadas, desencontradas e que remetem a movimento são mais dinâmicas, ativas.
Combinações entre cores muito distintas (quente e fria) remetem à comunicação. Combinações de cores próximas, parecidas, minimizam e trazem suavidade. Mesma cor em diferentes tonalidades transmite mais elegância e discrição.
Para inspirar!! Looks com linhas retas e curvas, clássicos e atemporais, com cores e acessórios que demonstram personalidade.
E, ainda, três cores bem diferentes no mesmo look remetem à criatividade, a um pensamento inovador e corajoso. Isso serve para roupas, acessórios, cabelo, tudo!
Diferentes profissões, papéis, cargos requerem diferentes imagens. Importantíssimo também, nesse contexto todo, é que você respeite elementos do seu estilo, seu gosto pessoal. Só assim a sua imagem não vai ficar caricata. Ter consciência, refletir com base nas próprias percepções que tem desses conceitos e da imagem dos outros, e coletar feedback em relação à sua imagem, registrar em fotos…Todas são ferramentas fáceis e que garantem resultados promissores.
As cores e seus significados
Neste nosso primeiro artigo, vamos falar das cores e como podemos usá-las a nosso favor em diversas situações. Cor é luz e informação e compreendendo as cores é possível compreender nosso comportamento, atitudes, fraquezas e desejos.
Existem inúmeros significados associados as cores, a cada uma delas, ou a grupos de cores que tenham as mesmas características, um bom exemplo é a oposição de significados entre as cores quentes e frias. Podemos usar as cores tanto para acalmar quanto para estimular. As cores quentes (como o vermelho e laranja) estimulam e animam as pessoas. As cores frias (como azul e o violeta) acalmam e trazem leveza.
Então vamos as cores!
Cores escuras (Projetam) – Autoridade, seriedade, credibilidade, força e densidade, são muito bem aceitas em ambientes mais formais de trabalho.
Cores claras (Projetam) – Proximidade, descontração, abertura, flexibilidade, leveza e fragilidade, são bem aceitas em ambientes descontraídos de trabalho.
Cores vibrantes (Projetam) – Vivacidade, desafio, irritabilidade, energia, agressividade e pouca sofisticação, são bem aceitas em ambientes de trabalho descontraído.
Significados individuais:
Branco: Pureza, fraqueza e credibilidade, é uma cor excelente para os momentos em que precisa mostrar que as soluções que você está oferecendo são as melhores.
Preto: Sofisticação, seriedade, autoridade, assertividade, dignidade e poder. É uma cor excelente para transmitir segurança e inteligência, confiança no que diz, é perfeita para ser usada nos momentos em que é necessário mostrar credibilidade e autoridade ao mesmo tempo. O uso excessivo pode significar busca por autoridade e gerar distanciamento.
Azul: Verdade, lealdade, diplomacia e um pouco de conservadorismo. Por ser extremamente fria representa também distanciamento. O azul permite uma maior capacidade de raciocínio e de ideias (no sentido de acalmar a mente, ajudar na concentração) amplamente aceita é a cor perfeita para quando não se quer errar.
Verde: A cor do equilíbrio, segurança, esperança, tranquilidade, generosidade e calma, por outro lado também representa persistência e conservadorismo. É uma cor que deve ser usada em situações que quer transmitir segurança (no sentido de cuidar do outro).
Amarelo: Dinamismo, inteligência, clareza de raciocínio, sabedoria, ambição e liderança. Muito própria para instigar descontração e interação.
Laranja: Saúde, vitalidade, entusiasmo e dinamismo é uma cor agregadora ao mesmo tempo motivadora, enfatiza o relacionamento, e a troca entre as pessoas. Por isso é ideal para os momentos em que precisamos interagir intensamente com as pessoas que fazem parte de uma equipe. Interessante para atividades de team-building.
Vermelho: Representa a vida, paixão, sexo, virilidade, poder (força) coragem, energia, agressividade, impetuosidade, revolução, coragem impulsividade e sucesso. Pode ser uma cor bastante interessante para os momentos em que é necessário demostrar energia, vontade de mudar, prontidão para novos desafios, como em momentos que está buscando uma promoção (desde que seu uso seja moderado, pois pode parecer muito agressivo) interessante também quando preciso impor sua vontade a outra pessoa.
Rosa: Alegria, amor maternal, doçura, carinho e paciência. É uma cor que desativa paciência e está associada a simpatia, romantismo e feminilidade. Ideal para os momentos em que se precisa angariar a simpatia de outros. (por exemplo numa camisa não na roupa toda, pode envolver sua equipe, ou no momento de lidar com clientes difíceis).
Violeta: Penetrante, relaxante e a cor da interiorização, espiritualidade, dignidade, facilita a interação. Boa cor para expressar criatividade.
Marrom: Constância, segurança e estabilidade, representa também conformidade e desapego de bens materiais. Aspecto negativo é que o marrom significa submissão e passividade. Não é uma cor adequada para situações em que necessita mostrar capacidade de mudança e retomada.
Cinza: Humildade, maturidade, modéstia e segurança, força. Ponto de atenção evite usá-la nos momentos em que precisa mostrar reação e combatividade.
Círculo Cromático
Teste sua cor de personalidade no link:
A escolha da roupa social mais adequada para o trabalho influencia não apenas no marketing pessoal, mas em traços de nossa personalidade também. Vestir-se bem dentro do ambiente corporativo mostra não apenas que você se adaptou ao local, como também compreendeu os valores da companhia onde trabalha, e incorporou-os a seu vestuário. Além disso, a escolha acertada passa a seus colegas de trabalho e superiores a imagem de que você é um profissional dedicado, em que se pode confiar e merecedor do respeito de todos que convivem com você.
Acertar na escolha envolve certos truques, confira algumas dicas:
- Fuja do excesso: menos é mais!
- Prefira roupas que se encaixem no contexto da empresa: compreenda o ambiente da sua empresa!
- Cuide de sua aparência!
- Invista em sua identidade: Escolha peças que mostrem um pouco quem você realmente é!
- Mantenha o conforto!
Enfim, as suas roupas falam sobre VOCÊ!! A sua forma de se vestir irá contribuir fortemente para a construção do seu marketing pessoal e do modo como os colegas de trabalho olham para você. É de suma importância ser coerente e vestir uma roupa adequada ao local de trabalho em que está, até mesmo de acordo com o cargo que almeja!
Escrito com base em pesquisas e experiências, imagens Pinterest, por:
Fernanda Domingues Nascimbeni
Formada em Administração de Empresas MBA em Banking – Universidade Presbiteriana Mackenzie | Certificação CEA Investimentos - ANBIMA | Gerente Geral no Banco Santander
Halia Abbas
Consultora de imagem e estilo pessoal e profissional | Especializada em moda e comportamento de mercado | Proprietária da Loja Villa Nova em Jundiaí/SP
Instagram: @lojavillanova
Visão Banker I Aprenda a vender investimentos no banco e a construir uma jornada de sucesso no mercado financeiro.
3 aParabéns pela riqueza e impacto desse artigo Fernanda ! Realmente o jeito de se vestir importa e influencia o julgamento e tomada de decisões em uma negociação. 👋
Psicóloga clínica | Pós-Graduação em Terapia Cognitivo Comportamental
3 aAmei, aprendi bastante com esse artigo.
--
3 aÉ uma pura verdade
Corretor de Seguros
3 aNão despedice a chance de causar uma primeira boa impressão. Esteja sempre preparado.
Foco na excelência sustentável, profissional e organizacional, fazendo um mundo padrão de EXCELÊNCIA para a humanidade - Mentoria, Coaching, Consultoria, Auditoria Interna, Eventos e Treinamentos.
3 aArtigo interessante. Cabe a cada um entender as informações para fortalecer, desenvolver e/ou evoluir sua imagem pessoal e profissional. GILKA CELITA MENDES