MUNI #16 - Como está a saúde dos profissionais brasileiros neste final de ano?
Olá! Seja muito bem-vindx à edição de novembro da nossa newsletter mensal aqui da Linte. Nosso clássico "tudo bem com você" faz sempre sentido? Mas será que está tudo bem mesmo?
Nessa reta final de 2023, o cansaço parece ter batido forte para muita gente, e um relatório publicado agora em novembro infelizmente comprova isso. O estudo “Pulso RH” ouviu cerca de mil profissionais entre gestores, empreendedores, RH e funcionários em todo o país para entender quais são os desafios atuais para a saúde dos profissionais.
Sono, exercício e ambiente tóxico
O trio acima resume os principais tópicos que merecem atenção tanto dos profissionais quanto das empresas. Dormir pouco, não fazer atividade física suficiente e trabalhar em um ambiente que mina a saúde mental dos colaboradores são os principais culpados para esse cansaço generalizado. Confira alguns dados da pesquisa:
Qual é a solução?
Embora não exista uma saída simples para esse problema tão complexo, o estudo aponta algumas iniciativas que tendem a trazer resultados. Por exemplo, as organizações que incentivam seus colaboradores a adotarem práticas saudáveis, seja criando uma cultura que estimule a saúde física e o bem-estar, seja oferecendo benefícios como acesso a academias, acabam tendo reflexos positivos na própria empresa:
Times que se preocupam com a saúde física e mental de seus colaboradores registram índices maiores de engajamento: 70% dos trabalhadores dizem estar com a saúde boa ou ótima nessas organizações.
E o contrário também é verdadeiro: apenas 40% dos funcionários das empresas que não oferecem benefícios ou um ambiente propício para o bem-estar da sua equipe classificam a própria saúde como boa ou ótima.
E a saúde mental?
Foco de muita preocupação nos últimos anos, a saúde mental também desempenha um papel fundamental no bem-estar geral dos trabalhadores. Carga de trabalho excessiva, pouca autonomia e muita insegurança no emprego são os principais ingredientes que levam à exaustão emocional, um dos principais fatores relacionados ao burnout:
Ou seja, se você está sentindo um grande cansaço neste fim de ano, você não está sozinho(a), infelizmente. Para 2024, vemos que investir em programas de bem-estar, promover a conscientização sobre saúde mental e estabelecer políticas que incentivem o equilíbrio entre vida pessoal e profissional são medidas que trarão bons resultados não apenas para os colaboradores como também para as empresas como um todo, mais ainda no ambiente jurídico, sabidamente repleto de desafios complexos no tocante a todos estes temas.
Aliás, vale mencionar que saúde mental, diversidade e inclusão foram um dos temas mais debatidos no evento "Como fomentar práticas ESG no Jurídico" que o Studio Linte organizou em conjunto com a CLOB (Comunidade Legal Operations Brasil), Jurídico de Saias e Beon ESG para celebrar o lançamento do ebook Dez boas práticas para ESG no setor jurídico. Acesse o ebook e entre em contato comigo se quiser movimentar este tema em sua organização. :-)
Insights valiosos do mês:
Recomendados pelo LinkedIn
Você pode ler o material completo clicando aqui.
Nossas novidades:
Vagas incríveis:
Bunge
São Paulo/Presencial
Meta
São Paulo ou Brasília/Presencial
Instituto Ayrton Senna
São Paulo/Presencial
E assim chegamos ao fim da edição de novembro da #MUNI, nossa newsletter mensal! Espero que você tenha gostado. Obrigada por ficar com a gente até aqui e nos vemos em breve!
Um abraço,
Carol Hannud.