Não é fácil trabalhar com o que gosta!
Todo mundo que me conhece diz que sou cheio de teorias, algumas são muito loucas, outras com uma certa lógica, algumas até boas, mas o que eu tento mesmo é nunca parar de pensar e criar teorias. Acredito que isso estimula a curiosidade e o questionamento sobre diversos assuntos
Bem, gostaria de dividir um tema polêmico, do qual tenho uma teoria a respeito. Feliz é trabalhar com o que gosta ou gostar de trabalhar com o que te deixa feliz?
Acredito que muitas oportunidades surgem diariamente, lá vou eu com minhas teorias, entendo que se ficarmos esperando que as coisas aconteçam para mudar nossa vida, caímos rapidamente numa situação de vitimização. A vitimização é o primeiro passo para trás.
Uma atitude muito mais construtiva é pensar mais positivo e trabalhar nos nossos targets no momento, construir aquilo que estávamos esperando que acontecesse sozinho. Como falei antes, só pensar positivo e manter uma atitude otimista não adianta. É preciso misturar tudo com uma boa dose de realismo e vontade de correr atrás.
Outro dia estava em um almoço e colocaram na mesa a seguinte questão, “O que você gostaria de fazer na sua vida profissional?”.
Pensei durante algum tempo - uns 5 minutos - e respondi que gostaria de trabalhar em uma empresa em que eu pudesse realizar alguma coisa da qual eu teria orgulho no final, trabalhando com pessoas com conhecimento e experiências maiores que a minha. Do meu lado, ouvi respostas das mais variadas possíveis, com ponto de vista totalmente contrário ao meu. Todos com ideias diferentes de felicidade no trabalho. Pensei comigo. O que eu estou fazendo pra isso?
Logo após isso fiquei pensando na frase famosa “feliz é trabalhar com o que gosta”. Acho meio utópica essa ideia! Já parou pra pensar como é difícil descobrir o que isso significa? Como é difícil filtrar, analisar e buscar o trabalho que você gosta? Mesmo que você consiga, às vezes o “trabalho perfeito” não é realmente tão perfeito quanto você imagina!
“Trabalhar com o que gosta” é um pouco distante pra mim, mas o “gostar de trabalhar com o que te deixa feliz” está mais próximo da minha visão de realidade. Para mim, buscar oportunidades que me façam aprender, a desenvolver o gostar do meu trabalho é mais real do que buscar uma ideia distante do “fazer o que você gosta”. Buscar uma empresa ou empreendimento que tenha significado para mim já é um bom início para desenvolver meu trabalho, minhas ideias e o gosto pelo que vou fazer. Como disse lá em cima: “acredito que muitas oportunidades surgem diariamente”.
A gente sempre tende a cair na velha máxima de que a maior empresa é sempre a melhor! O melhor salário sempre vai te deixar feliz. Às vezes a gente se engana com isso! Na minha opinião a melhor empresa é sempre aquela onde você está feliz e desenvolve trabalhos nos quais você tem orgulho no final! No CNPJ de alguém ou no seu!
Em alguns momentos, falta determinação para buscar o trabalho ou projeto no qual você se imaginaria feliz, coragem para largar tudo e se empenhar no que você gosta de fazer; e até mesmo coragem para descobrir no meio do caminho, que o que você gosta realmente. E, muitas vezes, você descobre que não curte tanto assim para passar boa parte da sua vida nisso!
Eu tenho meus targets, tenho sim a empresa que gostaria de trabalhar, tenho na cabeça o empreendimento que gostaria de ter, mas certo das dificuldades, busco sempre oportunidades, na qual, eu possa desenvolver e aprender o que gosto de fazer.
Penso que empreender ou entrar na empresa dos sonhos é complexo, existem variáveis que a vida coloca e que temos que enfrentar antes de realizar o desejo pelo trabalho perfeito. Uma delas é descobrir se realmente a empresa ou empreendimento que busco é o que quero fazer da vida ou se é apenas uma fuga de momento “o que tem pra hoje”. A outra, é perceber se a mudança do meu ponto de vista e do meu comportamento dentro de um novo ambiente, pode me levar a um “gostar do trabalho que faço”.
Entendo que trabalhar em uma empresa, centralizadora, com chefes mal-educados, pouca chance de desenvolver suas ideias e carreira, fica bem difícil de estabelecer uma boas relações! Já estive em uma empresa assim e sei bem que ficar em um trabalho que te bloqueia, é o pior caminho a se seguir. A limitação de possibilidades e negativações no ambiente de trabalho, fazem com que você perca a paixão pelo que faz e pare de buscar aprendizado e desenvolvimento do seu trabalho ou projeto. Aquele papo de fazer o que te da orgulho no fim.
Mas uma coisa concordo bem! Se vivermos a vida na ilusão de um trabalho perfeito, corremos o risco de nos fecharmos para oportunidades que encontramos pelo caminho. Tem que ter foco no seu alvo e direcionar sua vontade para guiar a rumo da sua vida.
Se a busca por um trabalho perfeito for a sua, ótimo. Quanto a mim, sigo na busca de oportunidades que me deixam feliz no final.