Não é um manual, mas não deixa de ser uma lista
Não tenho a pretensão de criar aqui um manual ou um passo a passo para quem está começando na vida profissional. Até porque cada jornada é única, os pontos de partida não são iguais (a turma da meritocracia pira), muito menos os desafios que cada um vai encontrar. E talvez seja exatamente por aí que se deva começar: entendendo que seu caminho é único e incomparável ao do colega da faculdade ou da mesa do lado.
Seja um bom observador. Desde criança aprendemos com os exemplos, mas na vida adulta temos discernimento para escolher qual exemplo queremos seguir. A observação atenta vai te ajudar a fazer boas escolhas. Ela também é muito útil para que você crie repertório para situações futuras, quando tiver um pouco mais de autonomia para tomar decisões.
Não tenha medo de fazer perguntas. Você está na fase de aprendizado e tem espaço para perguntar o que desejar. Porém, atenção com o momento em que fará as perguntas. E nesse ponto, a observação é super importante para que você não se exponha negativamente, por exemplo, em reuniões multidisciplinares com outros times ou com a presença de clientes, principalmente, se o clima estiver tenso. Caso seja possível, utilize o chat privado para acionar seu gestor ou uma pessoa mais sênior sobre dúvida. Uma vez pertinente ao momento, essa pessoa deverá (mundo ideal) dar espaço para que você faça seu questionamento.
Já a sua reunião de equipe deveria ser um lugar seguro, em que você pudesse perguntar o que quisesse sem medo (infelizmente, nem sempre é assim). É uma ótima oportunidade de desenvolvimento, não saia dela com dúvidas nas tarefas que forem delegadas a você.
Recomendados pelo LinkedIn
Por fim, construa um bom networking desde o início. Muita gente não sabe como fazer isso e o tema por si só daria um artigo. Basicamente: zele por um trabalho bem feito, seja útil e disponível aos seus pares. Isso fará as pessoas lembrarem positivamente de você. De um bom networking nascem excelentes amizades, mas nem todo mundo da sua rede será seu amigo. É importante entender a diferença para confundir as relações.
Não era para ser uma lista, mas foi. Não consegui fugir muito do formato, mas espero que ajude um pouco quem está dando os primeiros passos na jornada corporativa.
Abraço,
Elaine
Comunicóloga com atuação em Responsabilidade Social ▪️ ESG ▪️ DEI
1 mTrês recomendações muito importantes!! 😊
Redatora @ Swiper
1 mEba! Amei a lista que não é manual, lendo a parte de não ter medo de fazer perguntas me lembrei das nossas reuniões, pode ter certeza: você criou esse espaço seguro! Já ansiosa pro próximo reflexão de quinta (sem pressão 😝)