Não confie 100% em validações automáticas
Pulis Letters - Edição #23
Tempo de leitura: 3 minutos
Olá, Essa semana eu vi algo curioso no X, uma pessoa postou esse print do Lighthouse batendo o score de 100% de acessibilidade.
Sempre que vejo essas coisas, fico com a pulga atrás da orelha e me pergunto: Será mesmo?
Bom, eu sou curioso.
Fui checar o site pra surpresa de zero pessoas, tinha um monte bugs. 😥
O que é o Lighthouse?
O Lighthouse é uma ferramenta de auditoria que ajuda desenvolvedores a melhores diversos pontos de aplicativos web, como:
Todos os itens que Lighthouse aponta são válidos, mas no caso de acessibilidade devemos ficar atentos.
Vou explicar o porquê, mas antes você precisa entender alguns pontos
Até aqui, tudo bem, certo? Errado!
Vou te explicar porquê.
O Lighthouse é confiável?
Sim! Todas validações tem fundamento técnico e fazem sentido, mas quando o assunto é acessibilidade não podemos nos limitar só na validação automática.
Recomendados pelo LinkedIn
Para fixar: você que está aprendendo ou até mesmo começando com acessibilidade, não caia na fake news que uma IA ou alguma ferramenta vai resolver todos os problemas de acessibilidade.
Fuja com todas as suas forças desse tipo de abordagem. Acessibilidade diz a respeito de uma coisa que poucos sabem bem: HTML.
Me lembrei do artigo Building the most inaccessible site possible with a perfect Lighthouse score do Manuel Matuzović.
Se você não conhece, vale a pena segui-lo.
Vou listar depois algumas referências de frontends bons em acessibilidade para você acompanhar.
Aonde eu estava?
Ah sim, quando li esse artigo fiquei chocado e surpreendido.
Qual o problema afinal?
O nosso problema é querer resultados instantâneos para assuntos complexos.
Como tudo na vida, para ficar bom leva tempo e o tempo é a melhor escola. Para garantir a acessibilidade em qualquer site, devemos:
Mesmo você sabendo pouco ou quase nada, tenha em mente: acessibilidade se faz com várias ferramentas e não existe bala de prata.
SDG,
Bruno Pulis
Projetos que vale a pena olhar 🧪
Artigos interessantes 📖
QA Lead na Studio Visual
9 mMuito legal o texto Bruno Pulis, vejo poucas pessoas abordando este tópico de acessibilidade dentro de nossa área e espero que esse texto levante a curiosidade para o pessoal ir atrás colocar em prática. Se me permite, gostaria de adicionar uma sugestão para maximizar ainda mais a mensagem: A WCAG possui uma lista de ferramentas que auxiliam de forma muito mais detalhada que um Lighthouse da vida, essas ferramentas são ótimas aliadas durante o processo de avaliação. É possível conciliar um trabalho preventivo junto ao time e utilizar o suporte destas ferramentas para refinar o produto final. Considere adicionar essa avaliação junto a metodologia shift left testing, costuma funcionar muito bem.
UX Researcher -Global UX writer -UX Content Lead Latam- Especialista em Experiência da Pessoa Usuária. Analista Funcional
9 mTal cual!!!! Veo muchas evaluaciones que se limitan a “ explicar” números sin contexto…La información obtenida de las validaciones automáticas, son elementos a tener en cuenta que contempla el todo y lo particular! Excelente punto!!!! Bruno Pulis
Engenheiro QA Acessibilidade digital Consultor Acessibilidade Digital e Experiência do Usuário Acessibilidade Web e Documentos | Membro da IAAP
9 mEu faço diversas validações manuais e automáticas bato uma com a outra, inclusive em validação de contraste
Analista de Testes/QA || Garantia da Qualidade || Testes Manuais || Testes Exploratórios
9 mJosé wilton Mariana Muniz Melissa Botelho