Não desista!
As coisas para os empreendedores no Brasil nunca foram simples. Bem sabemos que a nível de disciplina eletiva nas universidades, para que pudessemos dizer que sairiamos preparados ou com alguma noção de empreendedorismo de um faculdade, o tema não tem ainda duas décadas! As ideias e a cabeça de um empreendedor não é igual àquelas de quem sai a procura de uma colocação no mercado de trabalho para uma vaga de emprego, onde todas as atribuições foram previamente pensadas sob demanda. A falha em planejar é o planejamento da falha! Portanto, se lhe falta o dinheiro, pense grande e haja pequeno; mire pequeno e acerte grande! Teste e avalie bem suas ideias dentro de um plano de negócio. Fala de quem já quebrou a cara diversas vezes, mas reluta em desistir! A máxima é que, melhor é não ter oportunidade e estar preparado, do que ter sem preparação. Cada fase da vida do empreendedor, mais e mais ele se municia para a próxima etapa. A criança não aprendeu a andar na primeira tentativa de se levantar e saiu andando sem sequer ter qualquer desequilíbrio.
Quem treina ou faz qualquer tipo de exercício físico sabe que o corpo precisa ir se adaptando aos poucos. E, quando, quase que de repente, aperfeiçoando dia após dia, parece que pegamos o jeito. Isso é para qualquer atividade uma verdade. Não dá para se fazer tudo bem de primeira! As metas tem que ser grandes, sim! Como é comum dizer e de se ouvir, mire a lua, para que num balanço qualquer, ao menos, possa estar entre as estrelas. Fácil? Nada é fácil! Talvez, simples. Ainda assim, somente depois de ter sentado e exercitado muito as musculaturas gluteas, de ter repassado o fluxograma para as tomadas de decisões que deverão ocorrer. Mais importante que dinheiro é a visão!
Se fores capaz de visualizar, serás capaz de concretizar. O como é algo que sofre uma metamorfose medonha ao se sair dos planos para as implementações, mas serão os portões decisórios, juntamente com as ações mitigantes para cada ponto de atenção que lhe permitirá sair de uma fase e seguir adiante.
Fazer tudo sozinho? Dificil! Comer um salame inteiro já não é mole, mas como apiritivo para uma galera especial, torna-se divertido e evita um possível desarranjo intestinal. Há quem o faça! São tremendamente mais preparados e já muito acostumados a grandes cargas e seus musculos glúteos chegam estar amortecidos pelas tantas horas de cadeira. Prefiro o bom time! Que não precisam ser muitos, pois mais vale a sinergia do que o volume. A densidade é inicialmente uma diferença qualititativa, ainda que resulte em diferenças quantitativas. Seja mais com menos!
Problemas? Quem não os têm? Cheque voltou? Dinheiro acabou? Será que faltou algo no planejamento? Tudo pode ocorrer e os riscos podem ser minimizados, mas não extintos. Uma análise preliminar dos riscos é bem vinda, mas não significa que será possível controlar as ações do governo e as suas consequências nefastas. Por isso os planos de negócios são feitos para vários (1+4) anos, ainda que alí tudo esteja ainda na esfera do imaginário e onde se espera que dada frequência seja possibilidade pela energia que está fora do controle dos estudos. Os erros serão tanto menores quão mais exaustivos tenham sido os brainstormings, junto a seleta equipe, juntamente com àquele que deve estar a frente do negócio (Owner, CEO,...).
Desistir, jamais! Mude a tática das próximas batalhas, reveja as estratégias de guerra. Se aprofunde em conhecer mais a si próprio e ao mercado. Mas recuar, se e somente se, para pegar mais impulso! Os Brasis são extensos e de várias realidades, mas não podemos ficar a mercê das malogradas e mal feitas políticas governamentais, que mais que nunca se mostram apenas como pequenas comunas com interesses mesquinhos. Esse fluxo hegemônico tem que ser alterado e deverá ser realizado por poucos persistentes e afortunados pensantes, determinados em fazer a diferença que faz a diferença!
Busque e acharás o meio para os fins. Bata e portas se abrirão. Não voltes todo seu corpo para trás, mas deixe apenas a reflexão da mente fazer isso por você e pela sua equipe. Somos criados originalmente inteligentes e podemos, ainda que como num milagre, dar volta por cima de tudo que pode até agora ter dado errado. Afinal, não existem erros, são apenas resultados! Edison é um exemplo vivo dessa máxima e você pode estar numa linha tênue, te separando do seu sucesso.
Por último, para encerrar esse apetite de escrever, sucesso é como tudo apenas um processo. Aproveito o ensejo para o regozijo, pois o mais importante é o despreendimento para o fazer e não exatamente o resultado. O prazer em aprender te alavancará para o local determinado onde sempre deveria estar. Dê tempo ao tempo, ele é o melhor dos mestres! Apenas não desista!
Engenheiro Químico/ Alimentos/ Biotecnologia Industrial
4 aMuito bom! Resume várias características do perfil de um empreendedor e a mais importante, resiliência!
Estratégia Comercial Eysen - Hazop
4 aO importante realmente é o processo (O meio realmente, o fazer) O Sucesso é consequência. Quem aproveita as etapas todas sempre será mais feliz com aprendizado...