Não engula suas palavras, você pode se engasgar!
Por: Dri Pedroso
Sensação horrível é ficar engasgado! Às vezes nos afogamos até com a nossa própria saliva, o que é desconfortável além de constrangedor, principalmente quando estamos em companhia de alguém, em meio à um almoço, uma conversa, uma reunião.
Mas, ficar engasgado com as próprias palavras é tão ruim quanto. Faz mal à nossa alma/mente. Pois, quando uma pessoa tem algo a dizer, e por razões diversas não o diz, ela segura para si, no seu interior tudo aquilo que deveria pôr para fora, e isso sem dúvidas acarretará sérios problemas.
Infelizmente, nos tempos atuais, as pessoas estão desacostumando de falar, propriamente. Parte disso se deve à tecnologia que nos cerca e nos conduz a este tipo de comportamento: manter-se distante. Afinal é (falsamente) mais seguro, é mais cômodo, e dá uma sensação de autopreservação. Conversar pelas redes sociais, e-mails, mensagens de Whatsapp é mais fácil que enfrentar as pessoas de frente. Logo, a dificuldade em dialogar face a face (em vez de pelo Face) torna as pessoas cada vez mais retraídas e com grande trava de fala e de desenvolvimento pessoal. Não obstante, muitos têm total pavor de falar em público, mal conseguem dirigir uma reunião, tratar com sua equipe, ser assertivo com funcionários, ou até mesmo em seus relacionamentos pessoais; quantos destes são completamente reduzidos a nada por falta de uma conversa sincera!
Mas, nem tudo está perdido. Se você tem essa dificuldade, saiba que isso pode ser superado. Claro que não da noite para o dia, mas como tudo na vida nós aprendemos, é possível aprender, ou reaprender, a falar! Você pode começar com esses passos simples, são pequenos exercícios que podem ajudá-lo a acabar de vez com essa barreira em sua vida:
1. Falar ao espelho. Olhe-se no espelho. Olhe em seus olhos e fale consigo mesmo. Observe suas expressões faciais, mova a boca exageradamente, e solte as palavras sem medo, sem deixar os lábios semi-cerrados. Lembre-se: não há julgamento de certo e errado. Acostume-se com a sua imagem conversando, falando, tagarelando muito! Em breve isso será normal para você.
2. Fale com seu público invisível. Sozinho, preferencialmente, exponha uma ideia, dê um treinamento, fale do novo projeto, e olhe para todos os lados da sua plateia, foque na turma da frente, das laterais, do fundão. Todos estão atentos para te ouvir. Aproveite e veja seus gestos, preste atenção em como ficam suas pernas, como se movimentam as suas mãos. Você curva sua coluna? Fique ereto, mas confortável. Neste exercício não use espelho, desenvolva sua auto-consciência corporal. E é importante que você fale para ouvir sua voz. Não é para fazer o exercício mentalmente apenas na visualização. Use seus sentidos de fala, audição e visão. Para potencializar: deixe em uma mesinha um copo com água, e sempre hidrate as cordas vocais. Acredite: treinar isso será muito importante, você saberá o porquê.
3. Finja que a pessoa está na sua frente. Se tem algo a dizer para alguém em específico, você pode sim treinar antes. Se você disser, num faz-de-conta, todas as coisas que te incomodam, é possível que, quando conversar de fato com a pessoa não diga nem a metade, pois você já desabafou boa parte do que tinha para dizer. Depois que descarregou tudo, respire fundo, devagar, solte o ar esvaziando os pulmões vagarosamente. Pronto! Agora pode ponderar e escolher melhor as palavras que tem a dizer, sem ferir, mas também sem se omitir. Reforço: procure a pessoa e diga o que tem para ser dito! Não engula suas palavras!
4. Treine em casa: Você pode ter pensado até aqui "ah, falar sozinho é fácil!". Então, agora vamos subir um nível no nosso treinamento: Converse mais com seus familiares, ou aqueles com quem mora, agora no formato real, e não de mentirinha. Comece falando como foi o seu dia, pergunte sobre o dia delas. Comente as coisas boas que te aconteceram. Diga-lhes o quanto elas são importantes para você. Elogie-as! Destaque uma qualidade da pessoa e seja sincero ao dizê-la. Isso te fará muito bem, tornará esse relacionamento em casa mais leve e prazeroso, além de te dar aquela ajuda no seu processo de crescimento para ser mais comunicativo.
Com esses simples exercícios, feitos várias e várias vezes, repetidamente, com certeza você já começa a vencer essa dificuldade em conversar com as pessoas.
Entenda o quanto isso é importante, pois somos seres dotados da capacidade de comunicação, claro que das mais diversas formas e todas válidas no momento apropriado, mas falar pessoalmente, olhando as pessoas nos olhos, e falando sempre com o coração e a verdade, isso torna a vida de todos mais fácil e evita desentendimentos, brigas e sofrimentos desnecessários.
Fale sempre, ok?