Não está feliz com a sua carreira? Mexa-se! Seja o agente de sua própria mudança!
Quantas vezes não ouvimos de inúmeros colegas reclamações sobre os rumos que suas carreiras estão tomando? Quantas vezes nós mesmos não nos cansamos do que estamos fazendo? Quantas vezes não pensamos, "ah, se eu pudesse mudar"? Mas espere aí... Por que não podemos? E, se podemos, qual é o momento certo?
Difícil encontrar uma resposta simples para estas duas últimas perguntas, não é mesmo? Não se trata simplesmente de sermos resistentes às mudanças... É mais do que isso... Lá no fundo, todos queremos alguma estabilidade e, nessa linha, incertezas são extremamente desconfortáveis. Mas às vezes o desconforto é necessário!
Acredito que a chave para o sucesso e bem estar esteja no equilíbrio entre todas as esferas de nossas vidas. Gozar de uma carreira aparentemente bem sucedida e comprovadamente bem paga, porém não ter tempo para a família e amigos, por exemplo, para mim, não pode ser sinônimo de sucesso... Se não tenho vontade de ir para o trabalho quando levanto da cama porque ele já não me traz alegria e aprendizado tampouco faz sentido... Não é porque é trabalho que não posso me divertir com ele!
Desconforto e descontentamento com os rumos da minha carreira já promoveram muitas mudanças na minha vida profissional. Só que de nada teria adiantado esperar que batessem à minha porta oferecendo uma mudança milagrosa... Foi necessário encarar todo um processo, analisar cenários e oportunidades, enfrentar medos e desafios, tomar as devidas conclusões sobre o que era de fato necessário em cada momento, como eu encontraria o equilíbrio que buscava... No entanto, hoje posso dizer que sou de fato feliz com o meu trabalho e minha carreira, e que vejo um caminho repleto de aprendizado e oportunidades pela frente - e inúmeros desafios me aguardam nessa longa jornada.
Sem dúvida, um processo de mudança como esse é muito mais árduo para pessoas com um cenário de vida diferente do meu. Quando se tem filhos para incluir na equação, ela se torna uma derivada bastante mais complexa... Contudo, ainda assim, válida, não?
Não há respostas certas ou erradas... e certamente elas não nos vêm à mente em poucos minutos. Mas se o seu cérebro está repleto de perguntas, busque suas respostas! Se não está feliz com a sua vida, seja seu próprio agente de mudança! Faça acontecer! Garanto que valerá a pena!