Não existe mulher machista, existe machismo
Uma frase comum no cotidiano é " nada pior que mulher machista" colocar mulher como machista é uma frase errônea, nenhuma mulher é machista, ele é constantemente vítima do machismo. Quando uma mulher reproduz uma frase ou um comportamento machista ela apenas está perpetuando a cultura do patriarcado que ela vê acontecer diversas vezes dentro do ambiente que ela está inserida.
A cultura patriarcal está enraizada na sociedade desde os primórdios e ela vai passando de geração em geração. Logo na infância a menina aprende que a mãe é a responsável pelos afazeres domésticos e o pai trabalha fora, isso coloca a mãe em uma posição inferior, a dona de casa é menos interessante que o pedreiro,engenheiro, médico. Isso cria um pensamento de inferioridade de gênero que leva acreditar que esse é o papel da mulher na sociedade. Essa inferioridade enriquece o homem de privilégios como, sair para beber, trair a parceira, voltar para a casa em qualquer horário. Ele é homem, ele pode.
Quando a mãe trabalha fora e o pai também a inferioridade permanece na volta ao lar, quando muitas vezes o pai fica no sofá assistindo o jornal e mãe é responsável pelo jantar e a organização da casa, isso cria na menina o conceito que mesmo que trabalhe fora, os afazeres domésticos ainda é obrigação apenas da mãe. Vivendo nesse cenário a ideia que toda mulher deve se comportar dessa maneira vai ficando cada vez mais enraizada.
A ideia que os afazeres domésticos estão ligados a mulher é reforçado ainda mais dentro da publicidade, todo conteúdo de uma comercial de detergente, sabão, amaciante, marca de alimentos está geralmente voltado ao público feminino. Sempre uma mulher cozinhando, lavando, passando. A publicidade usa uma linguagem totalmente voltada para as meninas lembrarem que durante o intervalo da novela elas podem ser felizes com a descoberta revolucionária de um novo amaciante. Aos meninos esses assuntos não interessa no próximo intervalo haverá um comercial de cerveja ou carro para eles se divertirem.
Na adolescência a mãe que aprendeu com a avó que o mundo funciona assim, passa esse pensamento para a filha e ela logo interioriza, que " existe mulher para casar e mulher para se divertir" mulher para casar é aquela que aprendeu que deve obediência ao seu marido e se comporta como tal, mulher que sabe todos os afazeres domésticos e se veste como a sociedade julga correto, e mulher que age diferente disso é mulher para se divertir. Bem aventuradas são as mulheres para se divertir, essas conquistarão o mundo.
O grande questionamento é: e os homens? Os homens provavelmente são os mais beneficiados nessa guerra de julgamento causada por eles mesmos. A mulher que reproduz o machismo vai sempre acusar, julgar outra mulher e defender o homem que muitas vezes é o culpado. É muito comum ouvirmos uma mulher dizer : mulher tem que se dá o respeito. Respeito é uma regra básica de convivência para qualquer relação e não é item principal da conduta feminina apenas. Mas quando uma mulher diz essas coisas, ela não estaria sendo machista? Não, ela apenas reproduz o que lhe ensinaram uma vida inteira.