Não paramos de trabalhar, nem de acreditar em tempos melhores.
A United Way Brasil tem enfrentado os desafios impostos pela Covid-19 com o objetivo de manter suas ações ativas, tanto junto às famílias de crianças na primeira infância, participantes do programa Crescer Aprendendo, como junto aos jovens do programa Competências para a Vida.
Em um primeiro momento, precisávamos garantir o bem-estar básico das famílias, que vivem em regiões de alta vulnerabilidade socioeconômica, com itens de higiene e alimentação, essenciais ao combate da propagação do coronavírus. Por isso, utilizamos nossa rede de empresas parceiras e associadas para gerar uma ampla mobilização. Os resultados positivos alcançados até aqui não se traduzem apenas em números, mas na solidariedade dessas corporações, que envolveram desde seus gestores até os colaboradores, com doações que ultrapassam o total de RS 590mil até o momento, utilizados para a compra de mais de 8 mil cestas básicas, além da distribuição de 30 mil itens de higiene.
Em parceria com, até então, 12 empresas, não só apoiamos nossos atendidos como conseguimos beneficiar outras famílias de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Pernambuco que não fazem parte dos programas. Para isso, nos unimos a organizações e movimentos que já atuam para atender populações de regiões mais suscetíveis aos impactos do vírus.
No entanto, por estarmos próximos dessas pessoas, logo vimos que os impactos da pandemia iam muito além das necessidades básicas e que seus efeitos serão de médio e longo prazo. Decidimos, então, continuar atuando na frente de doações emergenciais, mas expandir nossos investimentos para ações estruturantes que possam mitigar os efeitos do COVID- 19 numa perspectiva também de longo prazo.
Para isso, nossa equipe precisou revisitar as estratégias e os planos desenhados para 2020 em tempo recorde, adaptando nossos programas a essa nova realidade.
As ações presenciais do Crescer Aprendendo, que normalmente acontecem em EMEIs da região do Campo Limpo, com famílias e educadores de crianças de 0 a 6 anos, passaram a acontecer de forma digital. Adotamos o uso da ferramenta WhatsApp para mobilizar as famílias sobre a importância dos primeiros anos de vida. Sabemos que a tecnologia não chega a todas as pessoas que vivem em condições difíceis, especialmente nas periferias. No entanto, segundo pesquisa realizada pelo MEF, o Brasil só perde para a África do Sul em quantidade de usuários do WhatsApp, sendo que 76% dos brasileiros, assinantes móveis, utilizam regularmente a ferramenta, considerada o comunicador instantâneo mais popular no País.
Além de conteúdos escritos, didaticamente preparados pela equipe, disponibilizamos vídeos de nossos consultores para tratar das questões essenciais de primeira infância, integradas à realidade atual de quarentena. Vínculo afetivo, a importância do brincar, como lidar com o comportamento das crianças, a participação do pai, a alimentação saudável, a saúde... Estes assuntos têm sido compartilhados, gerando um diálogo com cerca de 400 famílias em tempo real. Estamos aprendendo que este apoio e suporte emocional são cruciais em um momento em que as famílias também se veem distanciadas dos serviços públicos.
Na área da juventude, atendida pelo programa Competências para a Vida, a atuação também tem sido virtual. As mentorias aos jovens que, no seu desenho original, eram feitas em um sistema híbrido entre presencial e virtual, foram adequadas para a fase de distanciamento. Os jovens inscritos recebem mentoria de profissionais voluntários, que são colaboradores de empresas parceiras. O objetivo é apoiar o jovem a pensar em um projeto de vida que inclua sua trajetória profissional. Na situação atual, em que a inserção no mercado de trabalho parece distante, manter a confiança e a motivação dos jovens é imprescindível para que não percam o foco nos estudos, no futuro e nos sonhos que vão realizar.
As sessões de mentoria são espaços reais para mentor e jovem traçarem, juntos, possibilidades profissionais a serem perseguidas quando a vida voltar aos trilhos - que, aliás, não serão os mesmos da pré-pandemia. A resiliência, a criatividade, a motivação, o respeito ao outro, habilidades socioemocionais fundamentais a todo ser humano, são competências preciosas hoje e nos novos tempos, competências estas que o programa ajuda os jovens a desenvolverem.
Nestes tempos, o aprendizado tem mostrado que nosso lema “E se a gente se unir?” é primordial à sociedade. A ideia de que precisamos uns dos outros para nos fortalecer como humanidade nunca foi tão imperativa como agora.
É urgente colaborar ativamente para que a sociedade possa vivenciar uma transformação profunda, combatendo desigualdades e injustiças seculares. Precisamos nos unir, precisamos de novas parcerias, de novos braços e mentes para avançar e mudar o cenário que a Covid-19 escancarou para todos nós.
Vamos juntos?
Arts and Crafts Professional
4 aBjsBjs Bjs Carol!!!!!!!