Não se aposente. Continue trabalhando.
Foto de Nathalia Bariani

Não se aposente. Continue trabalhando.

Muitos, inclusive talvez você, estão preocupados com a aposentadoria. 

Primeiro, como se aposentar nesse momento que o governo sempre muda as regras e segundo, como gerenciar depois, isto é, o que vou fazer neste tempo “livre”.

 Veja como:

 Não se aposente. A aposentadoria foi o objetivo da última geração.

 A nossa geração tem uma segunda chance de viver.

 O dicionário define "aposentadoria" como um estado de "ser retirado do resto do mundo ou de uma antiga vida ocupada ..." Mesmo se você pudesse se dar ao luxo de fazer isso, quem gostaria?

 Depois de décadas de trabalho duro, pagando impostos, criando os filhos e deixando de lado o que você queria fazer pelo que tinha que fazer, essa fase da vida é uma chance de ser mais comprometida do que nunca, no mundo, na vida e na busca da felicidade, a pensar grande e a agir com ousadia.

 Proponho uma renovação, um tempo para ampliar sua perspectiva e seu universo, como seus interesses e sua imaginação sugerem. 

 “Unretirement” é uma palavra em inglês que quer dizer: A ação ou fato de retornar ao trabalho depois de aposentado. Não existe uma similar em Português mas vocês entenderam o conceito - risos.

 Mas no meu entender o que devemos buscar neste “unretirement" é muito mais do que continuar trabalhando, mas como participar em seu mundo e de sua comunidade de maneiras novas e mais amplas do que sua vida anterior permitia, o que significa uma oportunidade infinita para aprender, para crescer, para contribuir e para se reinventar.

 O que essa nova fase significa:

·     Controlar sua vida, seu tempo e seu futuro ...

·     Fazer o que quiser, quando quer e onde quiser ...

·     Não ser vulnerável à forças que você não pode controlar … 

·     Ser flexível e se divertir … ( não pode ter objetivos antagônicos ) Exemplo: se o objetivo principal é ter flexibilidade para viajar quando bem entender, não pode assumir um compromisso de um trabalho fixo, mesmo que você goste, por um longo período.

·     Viver uma aventura …

·     Tornar-se mais engenhoso, mais seguro de si mesmo, mais rápido em suas próprias decisões … seja o melhor de você.

·     Abraçar um propósito …

 Resumindo, esta nova fase, é sobre controlar seu orçamento, controlar seus gastos e controlar seu tempo.

 Se aposentar e viver no exterior significa assumir o controle. Exige flexibilidade. Isso resulta em aventura. Isso requer engenhosidade e autoconfiança. E é muito mais fácil encontrar uma razão para sair da cama todas as manhãs.

 Aqui está um segredo sobre mudar para um novo país: você se torna instantaneamente mais interessante. Seus novos vizinhos e amigos, tanto os moradores locais quanto os seus companheiros de viagem, o acharão fascinante, simplesmente, porque você será diferente e novo. 

 Você será exótico, talvez até misterioso. 

 Suas ideias experiências, anedotas e desejos serão estimulantes.

 Suas habilidades, seja lá o que for, serão mais exigentes e mais valiosas. Seja lá o que fizer, você pode encontrar-se melhor em sua nova situação.

 Seu círculo de amigos será novo, mais eclético, mais diversificado. Assim como você será novo, para todos, na sua vida estrangeira.

 Você será imediatamente atualizado ... e, ao mesmo tempo, você estará se tornando legitimamente mais interessante porque você estará aprendendo coisas novas o tempo todo. 

 Você estará se renovando todos os dias, pois tudo é novo e diferente. É como um novo nascimento num local totalmente diferente. 

 Eu tenho um amigo americano que a esposa e ele têm um estilo de vida totalmente diferente. O casal fica no máximo 1 ano em cada local no mundo. Quando eles se movimentam de um local para outro a única coisa que podem levar é uma caixa com seus pertences pessoais. Tudo fica para trás pois eles querem sempre ter uma experiência totalmente nova. Eles são ricos, mas mais rico é o conteúdo carregado dentro da história de vida deles.

 Bora lá se aventurar e construir um capítulo de aventura em nosso livro sobre a história de nossa vida?

Artigo de Dimas Moura ( blog MAIS 50 ).

www.mais50x.com





Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos