Não se envergonhe de suas gambiarras- Houston, temos um problema.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Não se envergonhe de suas gambiarras- Houston, temos um problema.

Segundo alguns dicionários informais , gambiarra é o "termo usado predominantemente para tratar do procedimento necessário na configuração de uma solução ou artefato improvisado". Certamente , assim como este que vos escreve, você já esteve em situações, seja na vida pessoal ou profissonal em que surgiu um problema de solução imediata e lhe faltou os meios adequados para resolvê-lo. Muitas vezes é nestas horas que a famosa gambiarra entrou em ação.

Na grande maioria dos casos nos referimos a situações corriqueiras quando falamos nestas soluções. Há no entanto casos clássicos em nossa história em que esta capacidade de adaptação ,esta criatividade de criar soluções alternativas foi fundamental para a sobrevivência dos seus protagonistas. Lembro aqui do episódio icônico envolvendo o programa da Nasa chamado projeto Apollo na missão Apollo 13 em que várias improvisações salvaram as vidas dos astronautas a bordo. Foi durante a viagem de ida a Lua quando módulo de serviço explodiu devido a falha em um simples dispositivo de agitação dentro de um tanque de combustível. Naquela época, as viagens a Lua já estavam virando rotina e já não causavam tanto frisson entre os americanos que já se perguntavam da importância do programa. No entanto o evento que se sucedeu fez toda a nação voltar sua atenção as noticias daquela missão e mesmo sendo um fracasso em seu intento original transformou-se em um grande sucesso de publicidade para a Nasa. 

Com a explosão do módulo de serviços a nave que levaria os astronautas até a lua ficou fatalmente avariada o que forçou a Nasa a mudar seus planos e tentar salvar a tripulação. A Nasa então convocou os seus mais experientes cientistas a buscar todo tipo de adaptação com os recursos disponíveis a bordo no módulo de serviço e no módulo lunar para manter a tripulação viva e retorná-la a Terra. Isto certamente envolveu experiência e cálculos de engenharia, mas principalmente, muita criatividade. Um dos itens cruciais improvisados foi um filtro de ar feito de papelão e fita isolante que manteve a tripulação viva (foto- crédito Wikipedia). Felizmente todos se salvaram e o episódio transformou-se em um fantástico case de adaptação de equipes sob pressão e virou filme estrelado por Tom Hanks. Para mais informações veja verbetes no Wikipedia ou no site da Nasa, ou veja o filme, recomendo.

Exemplos de improvisações para resolver problemas que exigem soluções imediatas ocorrem todos os dias em nossas vidas e são tão frequentes que nem percebemos. Eles atestam a nossa capacidade de adaptação, de improviso, de buscar soluções em meio as pressões diárias. O que gostaria de lhes passar com este artigo é que não devemos ter vergonha das nossas improvisações para resolver problemas e que usam os recursos disponíveis no momento. Elas atestam a nossa capacidade de adaptação, a nossa criatividade em propor soluções alternativas com recursos disponíveis em situações frequentamente envolvendo estresse. 

No episódio que usei para ilustrar este artigo, os problemas técnicos que afligiram atripulação da Apollo 13 e que poderiam ter lhes custado as suas vidas serviram para a Nasa criar procedimentos de segurança para falhas nunca antes vistas e para melhorar muitos equipamentos e a segurança nos vôos seguintes. O sucesso do programa e da Nasa atestam a capacidade criativa do seu time de técnicos e sua capacidade de improvisar em momentos de pressão. Assim, queridos leitores, soluções alternativas usando recursos disponíveis para resolver problemas imediatos, ou popularmente falando gambiarras, devem ser também soluções temporárias e substituidas assim que possível pelas soluções definitivas.

Um abraço a todos.

Emanuel

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos